Depois de já ter falado de como sair do personagem e de como montar sua biblioteca pessoal de emoções, hoje vou começar a falar sobre técnicas para construir seu personagem.

“O trabalho preparatório sobre um papel pode ser dividido em três grandes períodos: estudá-lo; estabelecer a vida do papel; e dar-lhe forma.” ¹

A primeira técnica nesse sentido é a análise do personagem. Porém, não confunda esta análise com racionalizar seu personagem e assim transformá-lo apenas em uma criação da sua mente. O processo mental é uma ferramenta para a busca pelos sentimentos que, estes sim, darão forma ao seu personagem.

“Em arte, o sentimento é que cria, e não o cérebro. O papel principal e a iniciativa, em arte, pertencem ao sentimento. Aqui, o papel da mente é apenas auxiliar, subordinado. A análise feita pelo artista é muito diferente da que faz o estudioso ou o crítico. Se o resultado de uma análise erudita é o pensamento, o de uma análise artística é o sentimento.” ¹

Para começar essa análise a primeira coisa a se fazer é reunir tudo que já foi dado pelo libretista e pelo compositor numa ópera sobre o seu personagem:

1) Traduza o texto de toda a ópera (inclusive as partes em que você não canta):

  • Existem muitos libretos já traduzidos na internet que facilitam;
  • Existem muitas óperas completas com legendas em português ou em alguma língua que você compreenda mais;
  • Use um bom dicionário e evite o google translator;
  • Enquanto traduz o libreto já deixe marcado o que é dito para alguém e o que é dito para si mesmo (recurso muito comum nas óperas para exteriorizar pensamentos dos personagens, em muitas partituras o texto dito para si próprio é escrito em parênteses, mas nem sempre);

2) Traduza todas as rubricas² escritas na partitura, suas e dos outros personagens;

  • É importante nesse momento fazer uma pesquisa histórica sobre as rubricas, para saber se foram colocadas pelo compositor mesmo, pelo editor da época ou mesmo a posteriore por tradição;
  • Tenha claro que as rubricas da partitura são uma sugestão ao diretor de cena, que pode em sua concepção simplesmente ignorá-las. Para o seu estudo de personagem é importante partir delas;

3) Anote à parte tudo o que o seu personagem diz sobre si mesmo e o que os outros personagens dizem sobre ele no libreto da ópera:

  • A maioria das descrições sobre seu personagem ocorrem quando ele não está em cena, ou seja, quando você não canta, por isso é essencial prestar atenção na parte dos outros;
  • Anote apenas o que consta na partitura e não o que você conhece por tradição ou que viu em alguma montagem. Por exemplo: na ópera Die Zauberflöte, de Mozart, em algumas montagens sugere-se que a personagem Pamina é filha da Rainha da Noite com Sarastro, porém isso não está escrito em nenhum lugar na partitura.
  • Anote descrições físicas (olhos azuis, corcunda, pele escura…), parentais (órfão, filho do Rei, adotado….), matrimoniais presentes e passadas (casado com tal pessoa, separado, solteiro, virgem…), de passado (roubou o dinheiro da família tal, mãe acabou de morrer, nunca estudou…), financeiras (rico, pobre, sustentado pela família…), de trabalho (trabalha com navegação, está de férias, desempregado, soldado….), de personalidade (violento, dócil, engraçado…), de relações pessoais (amigo te tal pessoa, inimigo de tal pessoa), etc.
  • Em alguns casos anote também a história por trás desta descrição. Por exemplo: Edgardo e Enrico são inimigos (Lucia di Lammermoor de Donizetti) pois suas famílias são opostas por religião e política.

4) Descubra a história por trás da composição da ópera;

  • Ela é baseada em um livro? La Traviata de Verdi, por exemplo, é baseada no livro A Dama das Camélias de Alexandre Dumas;
  • Ela é baseada em mitologia? Por exemplo, Semele de Händel é baseada na figura mitológica de Semele, mãe de Dionísio, com Zeus;
  • Ela é baseada numa peça de teatro? Salome de Strauss é baseada na peça homônima de Oscar Wilde, por exemplo;
  • Ela é baseada num poema?  Götterdämmerung de Wagner, por exemplo, é baseada no poema do século XII Nibelungenlied;
  • Ela é baseada em uma história real? Uma biografia? A ópera Anna Nicole de Mark-Anthony Turnage é baseada na história de vida da ex-modelo da “Playboy” Anna Nicole Smith, por exemplo.
  • Etc…

5) Se a ópera for baseada em alguma outra obra, leia-a e anote também o que ela possui a mais em termos de descrição do seu personagem:

  • Observe que apenas o que consta na partitura é o que realmente faz parte da ópera, o que está diferente ou a mais na obra em que foi baseada é apenas uma referência que pode ajudar na construção do personagem dependendo da concepção cênica que o diretor tiver, por isso anote em lugares separados as informações tiradas das obras baseadas;

6) Pesquise sobre a época em que a ópera foi estreada:

  • É importante saber quais eram os costumes sociais da época em que a ópera foi escrita para entender o que estas situações significavam para aquela sociedade. A ópera Carmen de Bizet, por exemplo, foi um desastre em sua estréia porque o caráter transgressor da protagonista provocou severas críticas e descontentamentos na sociedade da época, ela só se tornou um sucesso depois da morte do compositor, sendo hoje uma das óperas mais representadas em todo mundo. Entender o quão forte era para essa sociedade a personagem protagonista é essencial para construir uma personagem forte e transgressora, olhando com o nossos olhos contemporâneos ela pode nos parecer apenas uma mulher sensual se essa análise não for feita levando em conta a moral da época;

“Quanto mais o ator tornar detalhada, variada e profunda esta análise pela mente, maiores serão suas possibilidades de encontrar estímulos para seu entusiasmo, e matéria espiritual para a criatividade inconsciente.” ¹

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¹ STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel, 5ª Edição – Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1995.
² “As rubricas são usadas nos roteiros de cinema ou teatro para indicar gestos ou movimentos dos atores.” (Fonte: Internet)

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