0a795bdd7e708983cb8d2a0e98c07960_390x293

No ano passado o nosso querido leitor I. Marinho me pediu para falar sobre o efeito do álcool na voz e nesta semana ele me escreveu pedindo que falasse sobre os efeitos do café, então, vamos lá!

A temperatura

Como eu falei no post sobre comer sorvete, alimentos muito quentes ou muito frios provocam um choque térmico no aparelho fonador (leia mais nesse post para saber o que fazer em caso de choque térmico). Quando estão extremamente quentes (ou frios) podem queimar a mucosa, o que, mesmo sem muitas explicações, já podemos imaginar que não é nada legal para a voz. Caso você tenha queimado a mucosa leia as dicas do post sobre ar seco para ajudar na sua recuperação.

Como o café é uma bebida normalmente ingerida muito quente, a questão temperatura é um ponto a ser visto com atenção quanto ao seu consumo. Em relação a isso, porém, esperar ele esfriar um pouco soluciona facilmente o problema.

A acidez

Uma das características principais do sabor do café é a sua acidez. Este é um dos itens que variam de café para café, mudando conforme o seu preparo e seu frescor (café velho costuma ser muito ácido, fuja da garrafa térmica), porém de maneira geral o café é uma bebida ácida.

Como qualquer bebida ácida (cerveja, coca-cola, etc), ele ajuda a aumentar a acidez do estômago o que, para quem tiver qualquer distúrbio na região (gastrite ou úlcera) pode  ser um agravante do quadro. Nestes casos, em geral, sua ingestão deve ser suspendida. Uma doença do estômago mais amena, mas que é um dos maiores pesadelos dos cantores da vida moderna, é o refluxo gastroesofágico,  e o aumento da acidez no estômago devido à ingestão do café pode agravar esse problema.

O autoconhecimento mais uma vez deve ser o moderador da situação: caso você sofra de refluxo e ame tomar café, vá reduzindo o seu consumo diário e observe se sente melhora nos sintomas, procurando uma dosagem que não te faça mal. Evite a ingestão da bebida antes de cantar (o movimento diafragmático aumenta a chance do refluxo ocorrer, melhor evitar que seu estômago esteja mais ácido que o normal antes disso) e tente fazer em casa um café com menos acidez (veja nesse site um tutorial sobre como fazê-lo).

A cafeína

Ao falar de cafeína não estou falando só do café, ela é uma substância presente em diversas outras bebidas e alimentos:

cafeina1

Seus efeitos são vários, alguns benéficos e outros maléficos, para achar o equilíbrio entre eles é necessário muita auto-observação e também uma boa avaliação do seu próprio cálculo, assim será possível achar uma dosagem em que, para você especificamente, exista um equilíbrio ou, melhor ainda, em que os benefícios superem os malefícios.

cafeina2

Respirações altas e ansiosas e vibrato descontrolado na voz são condições que podem ter como causa o consumo do café. Neste caso com certeza a dosagem ingerida está sendo demais para você, reveja-a.

O café descafeinado é uma opção quando se quer evitar os efeitos da cafeína, porém fique atento para a acidez da bebida, pois normalmente ela é ainda maior do que no café normal.

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

9 thoughts on “Café

  1. Muito legal, Helene. Sou uma “cafeólatra” e, por causa da voz, diminui bastante, tomando apenas o meu cafezinho matinal e um espresso uma vez ou outra. Rsrsrs… Minha maior preocupação é com o bom e velho leite, que me causa espessamento da saliva e, consequentemente, atrapalha a minha produção vocal. Acho que o mais importante é ficar se observando como um bom médico analisa seu paciente.
    Amo o seu blog! Bjão! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *