O canto possui várias terminologias próprias. Algumas são realmente embasadas em sólidos conceitos técnicos e/ou fisiológicos, mas a maioria vem de sensações, sejam elas sensações físicas do cantor ou auditivas do ouvinte. Hoje falarei sobre dois termos muito usados e que expressam conceitos importantes: a Posição alta e a Posição baixa.

Como expliquei na analogia do trem, quando dividi a técnica em partes, a posição é o equivalente aos trilhos. Um trilho, para cumprir sua função, tem que estar com suas barras de aço perfeitamente colocadas sobre os dormentes. Esta parte estando correta, é possível percorrer diversos trajetos, dependendo de para onde ele for construído. Pode-se produzir sons (sejam cantados ou falados) em diferenças posições. Essas posições são diferenciadas conforme posicionamos determinadas estruturas do aparelho fonador. Com o treino é possível identificar qual posição está sendo usada apenas ao ouvir um som.

Na técnica do canto lírico (que é a que eu abordo neste blog) esse trilho tem que levar para o que chamamos de Posição alta, que até o presente momento estava sendo chamada simplesmente de Posição ou Posição tecnicamente correta para o canto (leia mais sobre isso nos posts sobre a primeira e a segunda fase do estudo da posição) aqui no blog.

Um dos jeitos mais fáceis de entender a diferença das posições usadas é observando uma mesma pessoa falando diversos idiomas, pois é possível perceber que dependendo do idioma sua posição de fala fica mais alta ou mais baixa, por característica própria da língua (muitas vezes quando ouvimos um sotaque quando alguém está falando um idioma que não é o seu nativo é devido ao erro do posicionamento do som na fala e não de algum erro na produção dos fonemas propriamente). O português brasileiro é uma língua que possui uma posição baixa de fala, já o inglês possui uma posição mais alta. Assista o vídeo e tente observar a posição usada para cada idioma (observe isso em nativos de diversas línguas para ser mais eficiente).

Perceber esse posicionamento de cada idioma já nos faz vislumbrar uma das razões de porque é mais fácil cantar em um idioma do que em outro, quanto mais próxima for a posição natural do idioma com a posição alta do canto mais fácil será cantar nele.

Baixa, alta, pra esquerda, pra direita…

Existem muitas terminologias para determinar uma determinada posição, pois como elas vem de uma sensação cada um pode escolher a palavra que achar mais expressiva para a sensação que tem ao produzir ou ao ouvir um som, mas as mais usadas e podemos dizer também, mais gerais, são posição baixa e posição alta. 

Podemos definir dentro dessa generalidade que a posição alta é aquela com o posicionamento correto (para o canto lírico) das estruturas responsáveis do aparelho fonador (lembra delas? Pregas  vocais, zigomáticospalatolíngua e laringe) e a posição baixa é o seu oposto (aquela posição normalmente usada ao falarmos português brasileiro).

E porque é importante entender isso? Primeiro porque esses termos provavelmente serão ditos em algum momento por alguém que esteja ouvindo a sua voz ou falando da de outro cantor e entender o que está sendo dito é essencial tanto para se corrigir tanto para compreender como seu som está sendo ouvido. Segundo porque ser capaz de identificar qual posição se está usando ao produzir um som te dá a capacidade de controlar a qualidade do som produzido e também de variar essa produção.

Tipos de canto e efeitos

Imagine que entre uma posição extremamente baixa e uma extremamente alta de produção sonora existem várias outras possíveis. Todas elas são produzidas conforme o posicionamento das estruturas já mencionadas, até milímetros de diferença nesse posicionamento produzirão um som com características diferentes.

Dominar esses posicionamentos ao seu bel prazer, portanto, fará com que as possibilidades da produção sonora sejam vastas, o que é muito importante para tipos de canto. Na música popular são usados diversos posicionamentos dependendo do estilo que se deseja e até no canto lírico, onde as possibilidades de variedade são menores (já que a posição alta interferirá diretamente na qualidade do som em relação ao seu volume e projeção, e sendo cantado sem amplificação essas características não podem não estar presentes no som), algumas variações de posição são possíveis de serem usadas para dar efeitos ou cores diferentes aos sons.

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

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