Uma parte muito importante do estudo de um cantor é o combate às tensões desnecessárias, como eu já expliquei no post dividindo a técnica em partes.

Essas tensões podem aparecer durante o canto (e para isso são importantes exercícios como os de isolamento muscular para o tronco e para o rosto) ou já estarem lá quando se começa a cantar. Ou seja, durante o seu dia-a-dia, diversas situações (sejam elas físicas como ir à academia, limpar a casa, carregar caixas, etc ou estressantes psicologicamente) acabam deixando determinadas musculaturas tensas e, quando se vai cantar, já encontramos esses músculos tensos e consequentemente atrapalhando o bom funcionamento da voz.

Um dos lugares campeões de acúmulo de tensão é o pescoço, ele costuma ser um grande foco de stress. Além disso, situações corriqueiras como o uso de smartphones e computadores costumam sobrecarregar essa musculatura. Devido à proximidade com o nosso aparelho fonador, essa tensão costuma interferir (e muito!!!) na execução vocal e por isso precisa ser combatida.

Evite

Vamos começar então a falar de coisas do dia-a-dia que podem ser melhoradas para evitar que essa região seja sobrecarregada:

  1. Não abaixe a cabeça para olhar no celular, se necessário segure o celular na frente do rosto e não abaixo. Quanto maior for a inclinação da sua cabeça para olhar para o celular, maior será a carga que os músculos do seu pescoço (sem falar na sua coluna, não é o assunto do post de hoje) terão que segurar e consequentemente acabarão se tensionando:
  2. Ao usar o computador procure ao máximo estar em uma posição adequada onde esteja com os pés, os braços e os punhos apoiados e regule a altura do monitor para que não seja necessário fazer nenhuma flexão ou extensão do pescoço para olhar para ela, assim como no caso do smartphone o ideal é que o ângulo do pescoço seja de 0º, ou seja, nem olhando para baixo e nem olhando para cima. O resto do seu corpo também ficará bem agradecido com uma postura corporal boa no computador.
  3. Se observe ao longo do dia e, se perceber que está com os ombros tensos e/ou contraídos para cima, relaxe-os mantendo os sempre em uma linha reta. Tenha particular atenção ao praticar exercícios físicos para que essa linha também se mantenha durante eles:

Compense

Mesmo evitando tudo que se pode a tensão pode acabar se acumulando na região pelo simples fato de manter a cabeça ereta, então exercícios de alongamento devem ser feitos para compensar esses posicionamento e ajudar a dissipar a tensão ali acumulada.

Sempre que possível ajude com as mãos, apoiando-as apenas sem fazer força, o peso da mão já será suficiente para aumentar o alongamento e mantenha cada postura por 30 segundos.

  1. Olhe para o lado (movimento do “não”). Ajude suavemente com a mão oposta ao lado que se está olhando, mantenha e repita para o outro lado;
  2. Cresça a parte de trás do pescoço alongando assim as vértebras antes de olhar para cima até o máximo da sua amplitude;
  3. Incline a cabeça lateralmente (movimento do “talvez”) ajude suavemente com a mão do mesmo lado que a cabeça inclinou, mantenha e repita para o outro lado;
  4. Cresça a parte de trás do pescoço como no segundo exercício e a partir daí olhe para baixo trazendo o queixo no peito, apoie as duas mãos na cabeça;
  5. Suavemente e lentamente gire a cabeça completamente 3 a 5 vezes para cada lado.

Teste

Um exercício que eu adoro fazer tanto para relaxar o pescoço como para testar se ele está relaxado antes de começar a cantar é o do “desatarrachamento do pescoço”. Esse exercício consiste em fazer movimento de rotação da cabeça (movimento do “não”) ultra suavemente, no início de maneira imperceptível. Conforme constatar que a musculatura está relaxada, aumente até ser visível um leve movimento de não, a sensação física é como se a cabeça estivesse se desatarrachando do pescoço. É uma sensação muito relaxante, mas pode dar tontura em algumas pessoas, principalmente se a região estiver tensa. Sempre que faço esse exercício me lembro daqueles cachorrinhos de brinquedo que são projetados para ficarem no carro e balançarem a cabeça com o balanço do automóvel.

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

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