O conceito de ordem de prioridades é muito importante em qualquer sistema organizacional. Seja no planejamento das atividades que você vai fazer no seu dia, seja nas metas de uma empresa multi-internacional, criar uma ordem de prioridade é essencial para um melhor rendimento, e claro, se aplica também à performance.

Em um mundo utópico, primeiro as pessoas aprendem completamente a cantar, a dominar totalmente o seu instrumento e depois disso começam a se apresentar em público… e num mundo ainda mais utópico, conseguem executar sempre todos os movimentos técnicos perfeitamente… Mas o que acontece no mundo real é bem o oposto disso: mesmo sem nenhum controle vocal, os estudantes já estão nos palcos (o que inclusive é muito importante para adquirir experiência e dominar diversos aspectos da técnica que só podem ser treinados na hora do vamos ver) e mesmo profissionais muito gabaritados continuam sendo humanos e tendo diversos momentos onde a perfeição técnica não os acompanha, por isso é importante criar uma lista de prioridades dentro da cabeça, para, assim aumentar a produtividade da execução.

A importância do post de hoje se tornou clara para mim a partir da minha experiência como professora, pois observo que a grande maioria dos alunos acaba errando a ordem de suas prioridades e acaba executando o canto com menos eficiência do que poderia para o seu grau de controle técnico, por ter estabelecido como prioridade itens menos relevantes e por excesso de preocupação com a coordenação e controle do movimento técnico específico (aula é outra coisa, ok? Estou falando de apresentações..).

O progresso não é senão a realização das utopias.” – Oscar  Wilde

Antes de fazer a tão esperada listinha com a ordem de prioridades mais produtiva, gostaria de deixar claro que a intenção não é de forma alguma que o cantor se conforme com essa lista e passe a achar que é legal priorizar um ponto técnico em detrimento de outro, se conformando com a incapacidade de realizar todos os pontos corretamente. De forma alguma! A ideia é estudar sempre visando atingir a utopia de nunca errar nada e coordenar absolutamente tudo com perfeição, pois assim esta perfeição estará cada vez mais proxima.

“A utopia é o princípio de todo o progresso e o projeto de um futuro melhor” – Anatole France

Dito isso lá, vai a minha sugestão de ordem de prioridades para uma melhor performance:

  1. Fazer arte – Antes de tudo o mais importante é a expressão e a comunicação com o público, não deixe que nada passe na frente desse ponto.
  2. Sua saúde vocal – A não ser que seja por uma razão de escolha artística, com total conhecimento dos riscos a que está se submetendo, não faça nada que possa colocar em risco a sua saúde vocal.
  3. Resultado sonoro eficiente – Um som com volume e projeção adequados para ser ouvido até a última cadeira da platéia e na afinação e tempos corretos.
  4. Som bonito – Um  som com harmônicos equilibrados.
  5. Dinâmica – Tudo que não for mezzoforte, ou seja, fortes, fortíssimos, piano, pianíssimos, mezza di voce, etc
  6. Texto compreensível – Pronúncia perfeita do idioma cantado.
  7. Peripécias no palco – É sempre muito importante respeitar a marcação do diretor cênico no palco mas aqui estou falando apenas de movimentações arrojadas no palco como correr, pular, levantar peso etc.
  8. Grandes frases em um único ar –  Não necessariamente só frases grandes, mas digamos que respirações exatamente no lugar onde você acha mais bonito e artístico.
  9. Ser fino e educado – Não fazer ruídos indesejáveis como escarrar, assoprar, cuspir, peidar, etc….. esse é um dos pontos mais complicados. mas é importante aceitar que o cantor é um instrumento vivo e que essas coisas acontecem.

Vou dar alguns exemplos práticos para ficar mais claro como utilizar essa ordem de prioridades, caso tenham dúvidas, entrem em contato.

  1. Em uma determinada peça, existe uma frase longa mas para executa-la sem respirar você está perdendo volume e correndo o risco de não ser ouvido: RESPIRE e dê prioridade para o som eficiente!! Faça a Freni!!
  2. Em outra canção você gostaria de cantar uma frase em pianíssimo mas quando tenta produzir essa dinâmica o som fica feio e perde harmônicos (não vou entrar aqui na razão de porque isso acontece, ok?): Cante mezzoforte  (ou forte) e dê prioridade para o som bonito!! Faça o del Monaco!!
  3. Em uma frase na região aguda ao pronunciar o texto perfeitamente, o som está ficando apertado, sem vibrato e baixo de afinação: Relaxe a dicção e dê prioridade para o som eficiente e bonito! Faça a Caballé!
  4. A apresentação é em um lugar com uma acústica ruim e a orquestra está tocando muito mais alto do que deveria, para aumentar o volume o suficiente para ser ouvido você sente dor na garganta: CANTE MENOS e priorize a sua saúde vocal!!! Faça a Bartoli!!
  5. Antes de um agudo muito importante você está sentindo um catarro escorrer pelo seu nariz, você está percebendo que ele corre o risco de cair na sua garganta e te atrapalhar: Escarre o mais discreto possível e dê prioridade para seu som como um todo!! Faça a Marton!!

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

 Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *