Antes que ache que eu pirei ou que mudei de técnica, lembre do conceito de técnica standard e de recursos. Sem ler esse post antes e ter entendido essa diferença você ficará muito confuso.
Recurso: Inspirar abrindo as costelas para longas frases em pianíssimo
Esse recurso não é difícil de ser compreendido ou executado, porém só deve ser estudado depois da respiração standard estar totalmente dominada, seu estudo antes da hora dificultará o domínio do movimento standard.
O movimento é simples, o cantor deve, ao inspirar, abrir as costelas no máximo possível (lembre-se que esta inspiração é um recurso pois é o oposto da inspiração passiva da técnica standard). Observe, que durante a inspiração, os músculos abdominais se relaxam como na inspiração passiva, mas por causa da abertura das costelas visualmente já se mostraram distendidos (mais perpendiculares ao chão). Controle esse relaxamento tocando-os e conferindo se estão moles (relaxados).
Usando o conceito de gradação de costelas (caso não tenha isso claro releia este post antes de continuar), onde consideramos um número para cada nível de abertura das costelas, esse máximo de abertura na inspiração tem que ser a posição DEZ (apoiado em uma parede e com as mãos nas laterais das costelas é possível controlar em que nível estamos).
Após inspirar na posição DEZ, ataque o som com o início do movimento da sustentação (sim, temos aqui mais uma diferença da técnica standard, onde o ataque é feito com a abertura das costelas, fique atento para o posicionamento correto de suas pregas vocais, pois caso esteja errado esse ataque com os músculos abdominais pode causar um golpe de glote) e deixe que as costelas sedam minimamente para a posição NOVE.
Agora durante toda a expiração (frase musical longa e em pianíssimo) mantenha as costelas na posição NOVE enquanto completa o movimento de sustentação.
Após terminar a frase lembre-se de Zerar o placar da tensão completamente, pois esse recurso (como todos os recursos) causará grande acúmulo de tensão muscular.
Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente
e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias.
Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em em contato aqui.