O que é Fisioterapia em Performance?

A partir da Fisioterapia Desportiva, criei a Fisioterapia em Performance, uma modalidade terapêutica que busca a reabilitação, prevenção e potencialização do artista amador e profissional e agrega ao olhar sobre o corpo do artista, além das questões biomecânicas ligadas à busca de uma maior eficiência, o conceito estético para uma maior expressão.

Quem são os Atletas da Arte e como podem se beneficiar da fisioterapia em performance?

Os Atletas da Arte são todos os artistas que usam seu corpo como objeto de trabalho, tais como dançarinos, cantores, atores, artistas circenses, pole dancers, entre outros. Leia mais especificamente sobre cada um deles em atuações.

A fisioterapia em performance promove prevenção e otimização dos gestos artísticos (movimentos técnicos de cada arte específica), o que potencializa a capacidade e eficiência da performance, além de aumentar a qualidade de vida, e reabilita este artista, em caso de lesão, para voltar ao palco o mais rápido possível, respeitando tanto suas necessidades físicas quanto suas prioridades estéticas.

Performing Arts Medicine

A medicina das artes performáticas, em tradução ao pé da letra, é um ramo da ciência médica que surgiu no final do século XX, para o tratamento e prevenção de lesões em artistas, principalmente músicos, dançarinos e atores.

A Performing Arts Medicine nasceu da mistura da medicina ocupacional e da ortopédica-esportiva, com a finalidade de suprir as demandas de saúde dos artistas performáticos. As queixas podem variar desde dor durante a performance, até a disfunção neuro-muscular, ou mesmo problemas psicológicos. As altas demandas físicas e os movimentos repetitivos geralmente exigidos dos artistas performáticos podem levar a esses e outros problemas. Questões de saúde relacionadas ao desempenho são comuns entre os músicos. Em pesquisa realizada em 1987, “83% disseram ter experimentado um problema médico, físico ou psicológico, e 76% disseram que foi grave o suficiente para interferir no trabalho deles” (ELLIOTT, 1992).

A primeira pesquisa de saúde com artistas performáticos data de 1713, no tratado Diseases of Workers, de Bernardino Ramazzini, porém foi nos anos 80 que este ramo da ciência médica começou a tomar forma organizacional, com o primeiro simpósio anual sobre o tema em 1983, a pedido do Festival de Música de Aspen. Uma revista específica, Medical Problems of Performing Artists, começou a ser publicado em 1986, editada por Alice Brandfonbrener. A Performing Arts Medicine Association foi fundada em 1988.

Dra. Tati Helene é membra da Performing Arts Medicine Association.

1 thought on “Fisioterapia em Performance

  1. Trabalho espetacular desenvolvido por essa profissional que muito tem me ajudado….gratidão Tati Helene

Comments are closed.