Atores que viraram Hamlet para sempre, cantores que ao interpretar papéis mimados começam a dar escândalos na produção, atores de novela que se casam depois de fazer um par romântico na tv e se separam logo em seguida…. São, infelizmente, situações muito comuns de se ver. Exatamente por isso, antes de falar sobre técnicas de interpretação para entrar no personagem, vou falar da técnica de SAIR do personagem.É muito mais comum se ouvir falar sobre como entrar em um personagem do que sobre como sair dele!
Como a maioria dos cantores não têm estudos em artes dramáticas ou conhecimento de técnicas interpretativas teatrais, o seu trabalho na área é normalmente feito de forma intuitiva. Isso os deixa ainda mais vulneráveis à permanência no personagem ao sair do palco.
Existem várias técnicas específicas para a desconstrução do personagem, embora mesmo na bibliografia específica de teatro e nos cursos oferecidos sobre o assunto, estas costumem ser pouco estudadas. Explicarei algumas das que fui reunindo ao longo da vida. Algumas aprendi com meus professores, outras através de colegas que faziam isso muito bem e outras desenvolvi por mim mesma.
- Consciência racional dos conteúdos que pertencem ao personagem:
O estudo racional do personagem facilita a compreensão do que pertence exclusivamente a ele, do que pertence exclusivamente ao cantor-ator e do que pertence aos dois (características originais do cantor-ator que foram emprestadas ao personagem). Quanto mais conscientes forem as suas escolhas interpretativas com relação às características a serem usadas no personagem, maior será o seu controle no processo de separação.
- Entrada consciente no personagem:
Quanto mais consciente for a entrada no personagem mais fácil, é a saída dele. O uso de técnicas específicas para isso ajuda muito. Não importa que técnicas você escolha para fazer a entrada no personagem o essencial é que ela não seja intuitiva, ela deve ser sempre consciente e voluntária.
- O Click:
Ao acabar a performance (seja em ensaio ou em récita) expire expulsando o personagem, saindo dele de forma brusca. Durante essa expiração profunda elimine todas as tensões no seu corpo que foram criadas pelo personagem e pela sua performance. repare em todas as suas partes corporais desde os pés à cabeça passando pelo rosto e até pelos órgãos internos. Quanto mais gradativa for esta saída, maior a chance de “sobrarem coisas”.
- Consciência de para onde você deve voltar:
Para saber para onde se deve voltar, é necessário grande auto-conhecimento. Imagine que, ao estar no personagem, você estará na casa dele e ao sair de lá deverá voltar para a sua casa. Conhecer a si próprio é o que mais pode ajudar a identificar onde fica a “sua casa” e como ela é. A maioria dos cantores-atores que não sabem como voltar ficam perdidos no meio do caminho, carregando consigo algumas das suas próprias características e outras do personagem. Muitas vezes é difícil alcançar essa consciência sozinho. Pode fazer a diferença contar com ajuda de fora, seja na forma de um acompanhamento psicológico ou de buscas espirituais focadas no auto-conhecimento.
Você deve ter consciência racional e emotiva de quem é você. Para isso, racionalize-se (vale escrever, em tópicos, em prosa, reunir fotos, desenhos, etc) e, ao sair do personagem, evoque todas essas racionalizações, elas serão seu caminho de volta para casa, para si mesmo:
- Racionalização dos seus sentimentos em relação aos colegas de palco: Antes de começar a ter relações cênicas com um colega, avalie racionalmente sua opinião sobre ele, explicitando quais são (na sua opinião, claro) seus defeitos e qualidades e examinando cuidadosamente quais seus sentimentos por ele (Essa técnica é essencial para situações intensas de romance em cena);
- Racionalize quais as suas características principais: O que te define? Quais suas principais características de personalidade? Quanto mais profundas forem as suas respostas mais fortes serão os alicerces do seu caminho de volta para casa;
- Racionalize quais são seus sentimentos mais fortes: Quem são as pessoas, coisas ou bichos que você mais ama? Quanto maior o sentimento que você tem por uma pessoa mais ele fortalecerá sua volta para casa ao ser evocado;
- Racionalize quais são seus hobbys: O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Responda de forma completa (por exemplo, ler livros de suspense e não apenas ler). No fim de uma produção, dedicar um bom tempo aos seus hobbys é muito bom para reforçar este retorno.
Tive um colega que carregava na carteira fotos da mãe, da esposa e dos cachorros, durante o click da saída do personagem, ainda no palco, ele recordava essas imagens e, ao voltar ao camarim, sempre dava mais uma olhadinha.
- Ouça quem você confia:
Ouça o que as pessoas do seu círculo de confiança dizem para você. Se seu melhor amigo disser, mesmo em tom de brincadeira, que você continua igual a um certo personagem, leve isso a sério. Busque entrar em contato com todas as suas racionalizações mencionadas anteriormente e, se encontrar dificuldade, procure ajuda de um profissional. Antes de se casar com seu colega de par romântico no palco tenha certeza de que seu sentimento por ele é seu e não do personagem!
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Nossa, queria muito saber essas técnicas, mas nunca encontrei.
Muito útil! Obrigada!
Pois é Ju, nunca entendi porque quase não se estuda a saída do personagem. Que bom que foi útil pra você! 🙂