O termo aerialistas é usado para determinar todos os artistas dos aparelhos aéreos das artes circenses, tecido acrobático, lira, trapézio, mastro chinês, corda lisa, entre outros. Os atletas da arte destes aparelhos exigem do seu corpo extremada força, flexibilidade e coordenação corporal. Seus praticantes são realmente atletas da arte e necessitam de acompanhamento para evitar o risco de lesão e maximizar sua performance, além de uma reabilitação adequada no caso que uma lesão ocorra. Os movimentos no aparelhos aéreos exigem do corpo torções extremas e muita força em membros superiores, sendo comuns, tanto em amadores quanto profissionais, dores ou lesões nos ombros, punho e coluna.
O uso repetido de um músculo ou grupo muscular pode causar fadiga, dor e alterações no padrão de movimento, o que afetará sua capacidade de controle e excelência física.
O tratamento fisioterapêutico pode ser de reabilitação (para ajustar as coisas) ou manutenção (para mantê-las corretas!). As liberações miofasciais ajudam muito na recuperação da musculatura sobrecarregada e o treino de força visando o equilíbrio muscular promove mais eficiência e menor risco de lesão.