lgO assunto de hoje é simples mas muito necessário, pois a confusão entre aquecimento e treino técnico (estudo) é muito comum.

O aquecimento é necessário todas as vezes que se vai cantar, seja no palco, em casa, ensaio, aula, treino ou até na balada hehe. Aquecer é preparar o corpo e a voz para serem usados, acordar os músculos e a si mesmo, aumentar a irrigação das regiões que serão usadas (daí o nome aquecimento), alongá-las e limpar secreções (que costumam se acumular depois de períodos sem o uso da voz, dormindo por exemplo). Já o treino técnico só deve ser feito em dia de estudo, com a finalidade de desenvolver o domínio técnico. De forma alguma deve-se fazer treino técnico antes de apresentações: além de cansar o corpo e a voz antes de uma situação onde toda a energia será necessária, durante o treino técnico podem ocorrer erros (compare com cair da bicicleta quando se está aprendendo a andar nela) e esses erros podem machucar e prejudicar totalmente sua performance naquele dia. Já falei sobre esse treino técnico ou estudo em dois posts sobre a rotina de estudos (leia-os aqui: Rotina de Estudos – Resistência e Rotina de Estudo – Conteúdo), hoje, então, falarei sobre o aquecimento.

Duração

A duração de um aquecimento varia muito, podendo durar desde 5 minutos até meia hora (não passando disso). Essa variação depende de há quanto tempo você está acordado, o que já fez corporal e vocalmente antes e o que irá cantar.

Mais uma vez cabe relembrar aqui que tudo deve ser testado e adaptado para o seu corpo/voz em particular, e que a auto-observação é o mais importante para ser capaz de avaliar se realmente já se sente aquecido e preparado para cantar. Seguem algumas sugestões para algumas situações:

aquecAo acabar de acordar:

  • 10 minutos de aquecimento corporal com exercícios de alongamento (na imagem há uma sequência sugerida mas o mais importante é fazer movimentos que você domine que cumpram essa função. Peça instrução para seu professor de prática corporal – instrutor de academia, professor de yoga, professor de natação, etc);
  • 5 minutos de exercícios de respiração (uma ou duas vezes cada movimento da técnica standard de respiração);
  • 15 minutos de vocalises.

Acordado já tendo feito algo com o corpo ou com a voz (considere “feito algo” como: falar por uma hora e  caminhar, ficar de pé ou fazer outro exercício físico por 30 minutos):

  • 5 minutos de aquecimento corporal com exercícios de alongamento;
  • 5 minutos de exercícios de respiração (uma ou duas vezes cada movimento da técnica standard de respiração);
  • 5 minutos de vocalises.

Acordado já tendo feito efetivamente algum exercício físico e falado por mais de 3 horas:

  • 5 minutos de exercícios de respiração (uma ou duas vezes cada movimento da técnica standard de respiração), caso já tenha treinado respiração durante seu exercício físico tranquilamente pule essa parte;
  • 5 minutos de vocalises.

Sugestão de Vocalises

Duas coisas são importantes ao escolher os vocalises do aquecimento: a tessitura  e os recursos técnicos que se serão usados no que se cantará depois.

Em relação à tessitura, sugiro que se vocalise até uma terça menor acima e abaixo das notas mais extremas que serão cantadas (por exemplo: se está aquecendo para cantar uma ária que vai de dó central até o si bemol agudo, o vocalise deve ser a partir do lá grave abaixo do dó central e até o ré sobreagudo).  Comece no grave e vá subindo conforme sentir confortável. Se tudo estiver tranquilo, vá direto até a tessitura máxima que deseja vocalizar naquele dia mas,  caso não esteja confortável,  desça até uma quinta da nota desconfortável (de meio em meio tom) e depois volte a subir, siga esse esquema até chegar à tessitura desejada confortavelmente.

Quanto aos recursos técnicos que serão usados, primeiro faça uma sequência de vocalises básicos (sugestão abaixo),  coloque algum voltado especificamente para o recurso que usará (por exemplo: está aquecendo para cantar uma peça com agilidade, coloque um ou dois vocalises de agilidade como por exemplo este) e depois passe uma ou duas vezes (no máximo, atenção ao cansaço) apenas o trecho específico onde é usado esse recurso.

  • Vibração: sempre comece com exercícios de vibração para acordar suavemente as pregas vocais e ajudar a limpar secreções. O meu preferido é o exercício de vibração com Br mais expiração, que já trabalha em um único exercício a vibração e a respiração, leia sobre ele aqui;
  • Drenagem e limpeza: um exercício adelgador das pregas é essencial durante o aquecimento, tem função de aumentar a irrigação da região e drenar qualquer acúmulo indesejado de secreção ou mesmo de líquido (inchaço), o que eu faço todos os dias é este;
  • Fonação pura: vocalises de boca chiusa ou do V.
  • Ataque perfeito: treinar o ataque é muito importante durante o aquecimento mas fique atento para não se cansar, faça apenas o suficiente para ter certeza que a coordenação necessária já esteja ocorrendo corretamente;

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *