Uma das coisas mais incômodas é um nariz congestionado, ainda mais para um cantor. Além da dificuldade de respirar (já que devemos respirar pelo nariz e pela boca, leia mais aqui) a congestão atrapalha o posicionamento das estruturas necessárias para a Posição, os ressoadores e até a nossa dicção.  Hoje, vou ensinar, então, uma auto massagem que ajudará a drenar todo esse muco do seu nariz.

Como vocês já devem ter percebido, eu não sou adepta da ingestão de remédios e por isso sempre prefiro uma solução mais natural, menos agressiva, Mas isso não quer dizer, de forma alguma, não ir ao médico. O mais importante, para se poder escolher qual tratamento se quer seguir, é saber exatamente o que se está tratando.

Muitas situações causam um nariz congestionado:  resfriados, gripes, rinites, alergias, sinusites, etc.. Caso tenha que cantar nessas condições, não deixe de ler este post, onde falo sobre o que fazer quando estiver doente (lá você encontrará minhas indicações de otorrinos no Brasil e na Europa).

Remédios para descongestionar o nariz costumam ressecar mais ainda uma mucosa já debilitada pela inflamação, então procure evitar usá-los antes de cantar (leia mais sobre cantar sobre o efeito de medicamentos aqui).  Aliás, o ressecamento da mucosa é uma consequência muito comum do nariz congestionado. Para cuidar desse ressecamento siga as dicas de cuidado em caso de ar seco.

Primeiro mobilize o muco

Um dos problemas da congestão é que o muco/catarro fica todo parado e isso faz com que não seja muito fácil eliminá-lo. Movimentá-lo, portanto, é por onde se deve começar (Lembre-se que exercícios de vibração, de língua ou lábios são ótimos mobilizadores de secreções também).

  • Comece com uma massagem feita com as pontas dos dedos de forma vigorosa ao redor dos olhos (sobrancelhas, têmporas e maçãs do rosto)  (±30 segundos);
  • Depois mantenha a mesma massagem em todo o contorno do nariz  (±30 segundos);

Ativar o sistema linfático

O sistema responsável pela drenagem de líquidos não sanguíneos dos tecidos do nosso corpo é o sistema linfático e, diferententemente do sistema circulatório, por não possuir uma bomba para movimentá-lo, sua ativação é feita principalmente pela movimentação física. Por isso, massagear determinados pontos tem a função de ativar esse sistema.

  • Ainda com a ponta dos dedos mas de forma bem suave massageia a região acima das clavículas (±5 segundos) ;
  • Passe os dedos de cima para baixo no pescoço também de forma suave (±5 segundos);
Fique atento: Quem tem pressão alta, tumores ou risco de infecções generalizadas não deve fazer nenhum tipo de drenagem linfática. Tome cuidado!

Direcione o muco para a drenagem

Ajude a encaminhar as secreções para os canais do sistema linfático. É importante que o toque seja firme mas ainda suave, pois não queremos atingir regiões mais profundas (como os músculos), a drenagem é feita mais superficialmente na pele.

  • Faça movimentos em um único sentido do centro do rosto para as orelhas. É importante que os movimentos sejam contínuos (±10 segundos em cada linha);
  • Depois desça das orelhas para a região acima da clavícula pela lateral do pescoço, também em um único sentido (±10 segundos);

Dê intervalos de 2 a 3 horas pelo menos entre uma sessão e outra. Uma boa forma de medir o tempo do seu corpo é esperar o próximo xixi antes de fazer novamente (quando o líquido é drenado ele acabará sendo excretado pela urina, nessa hora pode-se deduzir que seu corpo já está pronto para começar todo o processo novamente).

Mantenha-se bem hidratado e com lencinho a mão, para poder assoar o nariz sempre que necessário. Demorar para assoar o nariz pode fazer com que a secreção vá desidratando, se tornando mais dura e de maior difícil remoção, mas também não vá para o outro extremo e fique forçando o nariz. Assoar o nariz com muita força e sem que o muco já esteja, digamos, posicionado, pode romper pequenos vasinhos e causar sangramento na região.

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

 Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

3 thoughts on “Congestão nasal – drene o seu muco

  1. Acabei de fazer! Estou justamente com esse problema agora e já já terei aula de canto. Veio bem a calhar esta postagem. Obrigada. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *