O QUE É? Separação entre os músculos do abdômen na região da linha alba.
O QUE CAUSA? Grandes proeminências abdominais podem causar a diástase como a gestação e a obesidade, mas também atividades que aumentem muito a pressão intra-abdominal, como musculação, canto (principalmente o lírico), carregamento de pesos, entre outras.

COMO FICA? Quando ocorre essa separação temos disfunções nos músculos abdominais, possibilidade de hérnias de conteúdo visceral e uma aparência estética flácida, mais proeminente do abdômen e/ou visivelmente aberta (olhe as fotos na segunda imagem). Apesar do incômodo estético ser a principal razão para a busca de tratamento, as disfunções nos músculos abdominais podem causar menor eficiência em sua performance atlética e artística, problemas posturais e lombalgias. Por isso o tratamento é muito importante.

COMO RESOLVER? Procure um profissional especializado para te atender e avaliar o seu caso. Fortalecimentos corretos da região ajudam a diminuir a diástase e em casos mais graves pode ser indicado a cirurgia (que consiste em colocar uma telinha atrás dos músculos para uni-los novamente). Os exercícios hipopressivos são excelentes para tratar a diástase, marque sua avaliação e comece agora.

COMO SABER SE EU TENHO? A melhor forma é ser avaliado por um profissional mas é possível também fazer o auto exame, que vou explicar abaixo. Mas antes, se você sente alguma dor abdominal ou se notar alguma protuberância na área do umbigo ou da linha média consulte primeiro um médico ou fisioterapeuta antes de fazer o auto exame.

PASSO UM: Deite-se de costas com os joelhos dobrados e as solas dos pés no chão.
PASSO DOIS: Coloque uma mão atrás do pescoço e a outra mão no abdômen com as pontas dos dedos espalmadas no umbigo, dedos voltados para baixo.
PASSO TRÊS: Empurre suavemente as pontas dos dedos em seu abdômen enquanto levanta a parte superior do corpo para fora do chão, queixo em direção ao teto.
PASSO QUATRO: sinta a separação entre os dois músculos abdominais e meça quantos dedos tem entre elas.

Consideramos patológico (ou seja com problemas) se couberem de 2 dedos ou mais. Mas não entre em pânico pois está não é uma condição permanente, tem conserto.  Busque tratamento! Marque sua avaliação!

2 thoughts on “Diástase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *