O clima seco prejudica muito o cantor. As mucosas, por serem mais finas que a pele normal, são as primeiras a serem atingidas quando o ar tem menos umidade: há um ressecamento da boca, nariz e de todo o aparelho fonador inclusive as próprias pregas vocais.

Quando adolescente assisti a um concerto da soprano Kiri te Kanawa no Teatro Cultura Artística, em São Paulo e me chamou a atenção que na beirada do palco haviam umidificadores. Mais tarde ouvi uma fofoca que dizia que ela colocava no contrato a questão “umidade do teatro”  (não sei se é verdade mas se for ela tinha toda a razão).

A primeira coisa a ressaltar nesse assunto é que sentir os sintomas do ressecamento (lábios rachados, nariz sangrando, pigarro seco na garganta, tosse seca e etc) indica que você já passou bem da hora de cuidar do problema. Cuide antes de sentir os sintomas! Sugiro que carregue sempre com você algum tipo de higrômetro (medidor de umidade). Existem vários aparelhinhos que fazem isso, são leves e baratinhos, e hoje em dia até alguns celulares já possuem esse sensor, como o Samsung S5 por exemplo. Controle sempre a umidade e comece a “fazer algo em relação à secura” em função do número marcado lá e não de sua sensação. Leve em conta que aparelhos climatizadores (de aquecimento ou refrigeração) consomem a umidade do ar do ambiente, a cidade onde você está pode estar com um determinado nível de umidade externa, mas dentro do seu ambiente em particular a situação pode estar outra totalmente diferente.

A umidade relativa do ar recomendada é entre 30% e 60%, porém, eu particularmente, já noto diferenças na elasticidade de minhas pregas vocais com uma umidade abaixo de 45%. Neste sentido, uma vez mais, vale fazer experiências para o seu autoconhecimento e tentar descobrir a melhor umidade para o seu corpo. Para se proteger: em ambientes em que você tenha o controle, coloque um umidificador e certifique-se de que a umidade não passe de 65%, acima disso fica mais difícil de respirar pelo excesso de água no ar, além de causar excesso de muco, podendo ocasionar tosse. Quando você não pode levar seu umidificador com você, coloque toalhas molhadas pelo seu quarto, principalmente perto da cama; se tiver, molhe uma máscara de pano e durma com ela no rosto e, se você estiver em um hotel vá para a sauna úmida fazer uma super hidratação (atenção só para a sauna quando você não tiver que cantar mais naquele dia, afinal ela relaxa a musculatura e pode prejudicar muito sua execução).

Com relação ao ressecamento das próprias pregas vocais, além da já famosa recomendação “beba pelo menos 2 litros por dia de água” (quando está muito seco eu bebo bem mais do que isso, a hidratação interna é essencial porém lenta, não adianta beber 5 litros de água quando se sente a garganta seca que o efeito não será imediato!) recomendo muito o uso da inalação por via oral, apenas com soro fisiológico (a partir da quarta inalação do dia faça com água mineral para evitar o excesso de sal no organismo). Uma aquisição muito útil é a der um inalador portátil (como esse da foto, que já está com o adaptador para inalação oral) que você pode levar para onde for. O mel também é um grande aliado contra a secura, ele forma uma camada protetora nas mucosas evitando seu ressecamento.

Para o ressecamento do nariz, a inalação por via nasal também é excelente e lavagens com soro fisiológico também. Já vi muitos cantores molharem as narinas com água mineral antes de entrarem em cena (os teatros costumam ser ambientes secos e, durante a performance de uma ópera de 3 horas, é muito comum que nos ressequemos), é um recurso bom porém que não dura por muito tempo, já que a água é absorvida com muita rapidez. Recomendo o uso de óleo de coco (de preferência o extra-virgem e orgânico), colocando uma pequena camada dentro das narinas (o óleo de coco se solidifica abaixo de 25ºC, ficando como uma pasta branca, mas funciona do mesmo jeito). Na Alemanha se usa muito um produto de nome Bepanthol para Olhos e Nariz, mas nunca o vi à venda no Brasil, só a versão para lábios. Uma outra possibilidade é o soro em gel.

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

2 thoughts on “Ar seco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *