Em especial em função do calorão que tem feito resolvi desmistificar mais uma lenda do Canto Lírico: “Cantores não podem tomar sorvete”!

O choque térmico causado pela ingestão de alimentos ou líquidos gelados ou muito quentes realmente pode ser prejudicial para a voz, porque  os extremos de temperatura causam um enrijecimento do aparelho fonador na tentativa de protegê-lo (vasoconstrição). Ao usar a voz, seja para fala ou para o canto, enquanto o aparelho fonador está rígido, podemos machucá-lo. Quando neste estado de rigidez, para movimentá-lo é necessário forçar a musculatura e, para piorar,  o enrijecimento também diminui a sensibilidade da região, deixando mais difícil ainda perceber se estamos causando algum dano.

Importante perceber que não são apenas os gelados (sorvete, açaí, frozen, etc), mas também os alimentos muito quentes (chás, sopas, tacacá, etc) e,  inclusive algumas substâncias que imitam essa sensação de extremo frescor como o caso do Halls Preto, que podem causar esse enrijecimento.

Sabendo o que acontece fisicamente com relação a esse choque térmico, é possível levar em consideração diretamente o verdadeiro risco em questão e, aí sim, decidir sobre se privar ou não de algo (lembre do que eu disse no post sobre a Teoria das Barrinhas, preservar o Físico ao custo de uma privação grande pode custar ao seu Emocional ou Mental).

Então, o que fazer quando algum alimento ou bebida causar este enrijecimento no aparelho fonador por choque térmico?

Temos duas opções:

  • Não usar seu aparelho fonador, ou seja, não falar ou cantar até o enrijecimento passar (praticamente impossível para algumas pessoas, eu incluída :P);
  • Esperar um pouco até que a temperatura esteja mais amena e tomar junto água em temperatura ambiente;

Mesmo optando pela primeira opção, preste atenção à temperatura mesmo assim, pois se ela estiver tão extrema que esteja “queimando” a sua boca, queimará também a mucosa da sua garganta e além do choque você terá que lidar com essa queimadura.

Um exercício suave de vibração sem fonação também ajuda a acelerar o processo de desenrijecimento.

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

2 thoughts on “Comer sorvete!

  1. A época propícia para ingestão de sorvetes é o inverno.
    Considero difícil para mim, me poupar de falar (terapeutica ou preventivamente), hehehe, sendo que falo até comigo mesma, as vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *