Este artigo foi copiado do Blog Técnica Alexander – Consciência corporal para músicos  de Eleni Vosniadou, que é percussionista e professora  de Técnica de Alexander. Nele ela sugere um exercício para combater a tensão na região do pescoço ao cantar.


Eu e Minha Mandíbula ou ‘Produção Vocal Consciente’

Step 1.

Deite-se na posição de semi-supina (se você não tem ideia do que estou falando, olhe Dar-se um tempo – Introduzindo o repouso construtivo). Veja se você está confortável, usando alguns livros como suporte embaixo da sua cabeça e com os joelhos flexionados.

Step 2 – Reconhecendo minha estrutura.

No Eixo Integrado falamos sobre o corpo principal – o eixo integrado de onde os todos movimentos se iniciam: Cabeça e Troco

Enquanto você está deitado perceba que o esse corpo principal começa no topo da sua cabeça e vai até o seus ísquios. Essa é uma estrutura. Vamos voltar para a cabeça e observar como o crânio repousa em cima dos livros. Ache a articulação temporomandibular (ATM), que fica bem na frente das orelhas (se você abrir e fechar a boca algumas vezes será fácil de identificar). A mandíbula é uma outra estrutura, separada.

Step 3 – Esquecendo tudo que você sabe.

Esqueça que existe uma boca, da maneira que você entende boca. Imagine a cabeça sendo duas partes: 1) Seu crânio que inclui os dentes superiores e 2) A sua mandíbula que inclui o dentes inferiores.

Em um movimento, você vai fazer um som de A, mas isso NÃO vai ser a sua preocupação principal. Seu maior interesse é observar o que acontece com o corpo principal ao produzir esse som.

LEMBRA! Corpo Principal: Cabeça (Crânio) + Tronco

Agora, faça uma escolha consciente, onde o ÚNICO movimento que você precisar fazer para produzir esse som é MEXER A SUA MANDÍBULA. Não congele o resto da sua estrutura! Deixe o corpo principal repousar enquanto a sua mandíbula abrie para produzir o som de A.

Como isso está funcionando para você?

F.M. Alexander, o criador da Técnica Alexander descobriu que a maioria de nós tendemos a enrigecer o nosso corpo principal com a função de executar qualquer atividade. E então ele descobriu que essa rigidez não era algo físico já que normalmente ela acontece na preparação– acontece até antes do som ser produzido…

Com esse pensamento, repita o nosso pequeno experimento.

Claro que você pode brincar com esse “experimento de produção vocal consciente” , em pé ou sentado. Usar o chão só serve como um “feedback”  para mostrar se você está ou não aplicando forças desnecessárias no seu corpo principal.


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