Este exercício foi sugerido no post sobre o Ar da Agilidade.
Ele só deve ser feito de corpo quente, ou seja, não serve como exercício de aquecimento, mas é excelente para conferir se os músculos da região já estão preparados para cantar.
Sua prática é essencial para uma boa qualidade sonora e seu domínio é a base para qualquer agilidade vocal. Ele pode ser executado em diversos níveis de dificuldade, comece pelo de dois acentos e depois para o de hoje com três, depois com 4 ou mais.
Ele consiste em executar o exercício da sustentação de um movimento (portanto, ele só deve ser treinado quando o movimento da sustentação estiver dominado) com a musculatura reta abdominal superior se contraindo e relaxando produzindo pequenos acentos no ar expirado.
Descrição:
- Coloque as pontas dos dedos na região dos retos abdominais superiores (lembre-se de como achar o lugar correto, aqui);
- Faça o exercício da sustentação de um movimento normalmente e acrescente 3 pequenos acentos, como uma tercina, realizados com a contração e relaxamento da musculatura reta abdominal superior;
- O primeiro movimento dos três deve ser mais forte (principal) que os outros dois (movimentos consequentes);
- Mantenha uma velocidade constante;
- Repita os acentos até o ar acabar;
Detalhes:
- Não deve haver nenhuma fonação nesse exercício, as pregas devem permanecer totalmente relaxadas durante todo o processo;
- Caso o músculo pare de contrair, pare o exercício, não tem nenhuma utilidade a sua repetição sem o funcionamento muscular;
- É normal durante o treino a inconstância das contrações, trabalhe para atingir a maior regularidade possível;
- Não realize esse exercício logo após comer, pode causar enjoo, o melhor é esperar pelo menos 30 minutos depois da refeição para treinar;
- Não realize esse exercício de corpo frio, sua execução será muito difícil;
- É importante perceber que os outros músculos do abdômen podem ter ação reflexa, ou seja, moverem-se sem estarem contraídos. De forma alguma eles devem ficar tensos, o segredo para conseguir dominar esse movimento é exatamente a capacidade de contrair e logo depois voltar ao relaxamento;
- De forma alguma deve-se ouvir interrupção no S, ele deve ser totalmente constante como no exercício da sustentação;
- 10 repetições dos acentos em uma mesma expiração são mais que suficientes, não há necessidade de treinar mais do que isso. No começo 2 ou 3 está ótimo, com o contínuo treino será possível aumentar esse número;
Observe o vídeo:
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