“The way a singer initiates vocal sound is crucial to the subsequent phrase. “¹

Essa frase é uma das maiores verdades do canto lírico. Ao iniciar uma frase musical muita coisa está em jogo! Se começamos a frase na posição correta, no resto “só” é necessário mantê-la. Se, por outro lado começamos em posição errada, é praticamente impossível corrigir o erro, e o que resta é sobreviver durante a frase e esperar a respiração seguinte para poder reposicionar corretamente.

Dois pontos devem ser observados para um ataque perfeito (releia os posts linkados abaixo para a melhor compreensão do exercício de hoje):

  1. O posicionamento das cordas na pré-fonação (com a ajuda dos zigomáticos elevados);
  2. A abertura das costelas para impulsionar o ar e assim iniciar a fonação.

Esses dois pontos podem ser considerados duas fases diferentes que, depois de muito treino e desenvolvimento, terão milésimos de segundos de distância entre uma e outra.

“Neurologist Barry Wyke has explained that the motor system that controls prephonatory set can be programmed to reduce the time interval between prephonatory tuning and phonation to as little as 50 miliseconds in trained singers.” ²

LCB-Legends-BowlingJá expliquei anteriormente um exercício para o treino do ataque com o enfoque no posicionamento das pregas vocais (antes de fazer o exercício de hoje recomendo que ele já esteja bem dominado) e no exercício de hoje o objetivo é aperfeiçoar a segunda fase, ou seja, a abertura das costelas para dar início à fonação.

Antes do exercício de hoje indico também o domínio do exercício de isolamento muscular da região do tronco. É muito importante no exercício de hoje que apenas os músculos responsáveis por abrir as costelas estejam participando desse movimento, nenhum outro músculo deve participar, nenhuma tensão desnecessária deve ocorrer.

  • Coloque uma mão na região das costelas (de preferência o peito da mão e não a palma, pois quando se coloca a palma é comum os ombros rodarem para a frente e isso não é legal). Essa mão será responsável por sentir se a abertura da costela está realmente sincronizada com o início da fonação;
  • A outra mão coloque na região do abdome. Essa mão será responsável por averiguar se os músculos abdominais não estão participando desse exercício. Como já expliquei no post sobre o ataque do ar, os músculos abdominais não devem participar do ataque (porém eles irão se distender, já que estão amarrados as costelas). Para averiguar se eles realmente não estão ativos durante o ataque aperte suavemente com os dedos a região abdominal, eles não podem estar contraídos, ou seja tonificados;
  • Faça em sequência subindo de meio em meio tom em toda a sua tessitura (só suba para o tom seguinte quando o anterior estiver correto!). Para cada tom você fará 4 ataques, dois apenas com o ar (som da consoante s) e dois com a sua vogal mais bem colocada no momento (eu recomendo a vogal [i] para as mulheres e a vogal [e] para os homens);
  • Durante os 4 ataques os movimentos de respiração devem ser totalmente iguais, sem nenhuma mudança entre a parte com e a sem fonação.

Ouça o áudio para melhor compreensão:

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¹ “A forma como um cantor inicia a fonação é crucial para a sua frase seguinte.” (Tradução livre) – MILLER, Richard. The Structure of Singing: System and Art in Vocal Technique. United States of America: Schirmer, 1996.
² “O Neurologista Barry Wyke explicou que o sistema motor que controla a pré-fonação pode ser programado para reduzir o intervalo de tempo entre a pré-fonação e a fonação até tão pouco quanto 50 milisegundos em cantores treinados.” (Tradução Livre) – STARK, James. Bel Canto – A History of Vocal Pedagogy – Toronto: University of Toronto Press Incorporated, 1999. (eBook*)

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