Aproveitando ter falado na semana passada do exercício de isolamento muscular da região do tronco, hoje vou falar sobre o exercício da região do rosto. Ambos funcionam exatamente da mesma maneira, por isso recomendo a leitura do exercício da semana passada primeiro.

Dos músculos da face, pode-se dizer que os mais importantes para o canto são os músculos zigomáticos. Falei deles nos posts sobre onde ressoar e no post específico sobre eles (releia- o aqui). Também já falei sobre exercícios de fortalecimento para esses músculos. Antes de fazer o exercício de hoje, é essencial que os músculos zigomáticos já estejam fortalecidos para aguentarem permanecer ativos sem a ajuda de nenhum outro músculo.

Conforme expliquei no post sobre o exercício de isolamento muscular da região do tronco, ao ativar uma determinada musculatura é normal que outros músculos próximos dela também queiram participar desse movimento, e assim como não queremos “ajuda” dos músculos do pescoço ou do abdome para manter as costelas abertas, também não queremos que outros músculos da face ajudem os zigomáticos e os nasais quando os ativarmos para cantar (Já falei sobre tensão na mandíbula aqui e compartilhei um post sobre mandíbula do blog de Eleni Vosniadou, ambos são bem interessantes para o assunto que estamos tratando hoje, releia-os).

Com o exercício de hoje pode-se treinar a eliminação de tensões desnecessárias na região do rosto e pescoço, sem relaxar os músculos que devem permanecer ativos (zigomáticos e nasais). Vamos a ele:

  • fig 1 a atm palpaçãoMantenha a sua respiração constante durante todo o exercício, de forma alguma pare a respiração entrando em apneia;
  • Levante os zigomáticos. Expanda levemente os nasais e os mantenha levantados durante todo o exercício;
  • Mantendo os zigomáticos ativos, comece a buscar pontos de possíveis tensões;
  • Mantendo os zigomáticos ativos, relaxe os músculos em volta dos olhos (orbiculares). Os olhos não devem estar nem apertados (pequenos) e nem arregalados (neste post explico mais detalhadamente quais são esses outros músculos, releia-o);
  • Mantendo os zigomáticos ativos, relaxe os músculos em volta dos olhos e do pescoço (mova suavemente o pescoço para ter certeza que a região está relaxada);
  • Mantendo os zigomáticos ativos, relaxe os músculos em volta dos olhos, os do pescoço e as bochechas (músculo masseter) abrindo a boca;
  • Mantendo os zigomáticos ativos, relaxe os músculos em volta dos olhos, os do pescoço, as bochechas e a ATM (articulação têmporo-mandibular);
  • É muito importante que os músculos levantadores dos lábios não estejam ativos, pois quando ativos eles tendem a eliminar a ativação dos zigomáticos e dos nasais;
  • Observe agora a sensação de apenas esses músculos estarem ativos. Com a percepção aguçada dessa região, você conseguiu isolar quais músculos devem ser usados.

Repita algumas vezes o exercício até ter certeza de que você realmente não está mantendo ativo nenhum músculo que não deva estar. Quando sentir que essa fase já está bem tranquila, relaxe todos os músculos da face, inclusive os zigomáticos, e volte a ativá-los concentrando para que apenas eles e os nasais sejam ativados chegando diretamente à mesma sensação do fim do exercício de isolamento. Depois de superada com facilidade essa fase, ao cantar observe se a sensação de tensão está apenas nos músculos zigomáticos e nasais, enquanto todos os outros do rosto e pescoço se mantém relaxados.

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