Tenho trabalhado com meus alunos com muita frequência nos últimos meses este exercício e por isso decidi explicá-lo hoje.

Eu o chamo de Exercício do Isolamento Muscular da região do tronco (mais para frente explicarei o da região do rosto) e ele tem como objetivo isolar, na função de abertura das costelas e manutenção desta abertura, apenas os músculos que realmente devem participar desse movimento.  É necessário, portanto, que antes de ler o post de hoje você já tenha lido obrigatoriamente os posts sobre o ataque do ar, a sustentação, rearticulação de costelas e como manter as costelas abertas e também alguns posts sugeridos como deixar seus músculos disponíveis para o canto e alongamentos para os músculos usados no canto.

Como já comentei algumas vezes nos posts citados acima. abrir as costelas no início da expiração, mantê-las abertas durante toda a frase cantada e rearticulá-las quando necessário são todos movimentos essenciais para uma boa técnica vocal e que requerem muita força muscular. Ao ativar a musculatura correta para executar esses movimentos, os músculos intercostais e o serrátil maior, é muito comum outros músculos resolverem “ajudar” no movimento e também se contraírem. Essas contrações são tensões em excesso que prejudicarão uma boa emissão vocal e por isso devem ser eliminadas.

Eliminar uma tensão racionalmente parece fácil, afinal, é “só” não permitir que músculos não requisitados se contraiam, porém, na prática é algo bem complicado. Os exercícios de isolamento muscular são exercícios para trabalhar exatamente essa questão, ou seja, relaxar músculos que não são necessários enquanto se mantém ativos com grande força os músculos corretos. Um erro comum quando um aluno começa a trabalhar a eliminação de tensões é o de eliminar junto com as tensões ruins as que deveriam estar acontecendo, relaxado todos os músculos da região. Fiquem atentos!

  • Independentemente de o ar estar entrando ou saindo (a respiração não deve parar, com seu corpo entrando em apneia, durante esse exercício) abra as suas costelas na posição standard, posição 7 ( para acompanhar essas posições, releia o post sobre gradação de costelas);
  • As costelas devem se manter abertas durante toda a duração do exercício sem fecharem nem de leve;
  • Como-Aliviar-Dores-no-Pescoco-5Mantendo as costelas abertas comece a focar em pontos de possíveis tensões. Na figura ao lado estão marcados em vermelho os principais pontos de tensão desa região;
  • Mantendo as costelas abertas relaxe seu pescoço (para relaxar as regiões pode-se apenas se concentrar na região para relaxá-la, tocar a região ou também movimentar levemente a região para ter certeza que ela está relaxada);
  • Mantendo as costelas abertas relaxe seu pescoço e seu trapézio;
  • Mantendo as costelas abertas relaxe seu pescoço, seu trapézio e seu romboide;
  • Mantendo as costelas abertas relaxe, seu pescoço, seu trapézio, seu romboide e seus ombros;
  • Mantendo as costelas abertas relaxe, seu pescoço, seu trapézio, seu romboide, seus ombros e todo o seu abdome (esse momento é muito importante também porque treina a consciência de que os músculos abdominais não devem em nenhum momento participar dos movimentos das costelas);
  • Observe agora quais músculos permaneceram ativos para que as costelas continuassem abertas. Com a percepção aguçada dessa região você conseguiu isolar quais músculos devem ser usados.

Repita algumas vezes o exercício até ter certeza de que você realmente não está mantendo ativo nenhum músculo que não deva estar. Quando sentir que essa fase já está bem tranquila, relaxe tudo, inclusive as costelas, deixando que elas se fechem, e volte a abri-las concentrando para que apenas aqueles músculos que você sentia ativos no fim do exercício sejam ativados. Depois de superada com facilidade essa fase, ao executar os movimentos técnicos de abertura, manutenção da abertura e rearticulação das costelas, observe se a sensação de tensão está apenas nos músculos responsáveis por esses movimentos, enquanto todos os outros dessa região do tronco e pescoço se mantém relaxados.

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

2 thoughts on “Exercício: Isolamento Muscular – Tronco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *