A região da mandíbula possui diversos músculos e a famosa articulação temporomandibular, chamada de ATM. Essa região toda é um grande ponto de acúmulo de estresse e pode causar dores quando a musculatura fica mais tensa do que devia ou quando ocorre uma disfunção na articulação, chamada de DTM.

Nesses tempos sombrios que estamos vivendo a quantidade de casos de dores nessa região tem aumentado exponencialmente, afinal quem não está se sentindo mais estressado do que antes da pandemia começar?

As DTMs devem ser tratadas por um profissional habilitado e os sintomas comuns são: dor ou dificuldade na mastigação, estalos ou sensibilidade na região da ATM, apertamentos mandibulares (bruxismo), desalinhamentos dentários, e dores de cabeça e/ou na região da mandíbula (lateral e base). Caso você suspeite que seja esse seu caso procure tratamento. Clique aqui para agendar avaliação.

A tensão muscular pode ser uma das causas da dor nessa região e hoje vou ensinar um exercício simples que pode ajudar no seu relaxamento.

Recomendo especialmente esse exercício para CANTORES, pois além do estresse da vida a prática do canto costuma sobrecarregar essas musculaturas também e é sempre bom relaxa-la.

COMO? O exercício é bem simples e consiste em apoiar a ponta da língua relaxada sobre os lábios inferiores e permanecer assim por 3 a 5 minutos (é possível fazer sentado ou deitado, mas para começar eu sugiro que faça deitado). É importante durante o exercício respirar o mais relaxado possível e procurar relaxar todo o rosto, a garganta e toda a língua (lembre-se que ela é grande e vai lá pra dentro na região do alto da garganta) durante o processo. Fique atento também para não projetar o maxilar pra frente, ele deve estar no seu alinhamento normal e levemente entreaberto.

ATENÇÃO: É comum causar ressecamento na boca e garganta durante o exercício então se hidrate bem antes de realizá-lo e se possível faça o em um ambiente com boa umidade no ar. Caso sinta muito ressecamento engula algumas vezes e volte para o exercício.

Você pode fazer esse exército várias vezes ao dia, mas eu recomendo após cantar e antes de dormir.

Fez? Como se sentiu? Me conta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *