Lembram do exercício Vibração + Expiração, do qual falei há mais de um ano?  O exercício de hoje é uma variação mais avançada daquele. portanto antes de passar para esse exercício tenha certeza de que o do ano passado já esteja bem dominado.

Além do treino da inspiração passiva, do ataque do ar com a abertura das costelas e da sustentação com um movimento completo que já acontecia no exercício anterior, nesse de hoje serão acrescentados os movimentos de agilidade e o de rearticulação de costela.

  • O exercício consiste em uma escala ida e volta até a nona do acorde;
  • Deve ser feito com vibração e fonação (é muito importante ao começar a treinar exercícios que envolvem muita coordenação com os músculos da respiração que estes sejam feitos com vibração, pois ela protegerá a sua garganta e pregas vocais de algum possível erro);
  • Escolha a sua vibração preferida (língua vibrando no céu da boca [tr], lábios vibrando um contra o outro [br] ou língua vibrando no lábio superior [tr com a língua para fora da boca]);
  • Se durante o exercício a vibração parar, pare e recomece na tonalidade em que estava;
  • É um exercício que pode ser trabalhado em toda a sua tessitura, subindo a cada meio-tom começando do seu extremo grave ao máximo agudo, depois pode-se voltar descendo;
  • Siga um ritmo constante entre um exercício e outro, tendo apenas o tempo da repetição do tom anterior e o toque do novo tom para assoprar todo ar que não foi utilizado durante a fonação. Não se preocupe com a inspiração, assopre para acabar com o seu ar e deixe que a inspiração ocorra passiva e rápida (praticamente imperceptível) e já ataque o próximo tom;
  • Abra as costelas para começar a fonação;
  • Para cada exercício faça um movimento completo de sustentação;
  • Para cada quatro colcheias faça um movimento de agilidade (contraindo o abdominal reto superior e relaxando-o logo em seguida), na partitura está inserido o símbolo agilidade onde esse movimento deve ser feito (conforme notação sugerida aqui);
  • Na nota mais aguda da escala deve ser feito um movimento de rearticulação pequeno, que na partitura está marcado com o símbolo rearticulação (conforme notação sugerida aqui – repare que nesse exercício os dois movimentos devem ser feitos juntos e portanto os símbolos estão juntos);
  • No exemplo abaixo a velocidade ideal seria em torno de semínima = 200 (É um exercício para ser feito rápido mesmo).

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