O exercício de hoje é específico para o treino da manutenção das pregas vocais em adução e do legato, últimos dois temas que abordei aqui no blog. Por isso recomendo a leitura deles antes do post de hoje: Não deixe que as cordas abram e Legato. Também, para o treino do exercício de hoje, é necessário que o ataque das pregas vocais esteja já totalmente dominado.
Lembre-se também de que para cada vocalise deve ocorrer a inspiração passiva no início, o ataque do ar com a abertura das costelas para começar a fonação, um movimento de sustentação completo durante todo o exercício e, quando necessário, a rearticulação de costela (movimento pequeno) na nota mais aguda.
Fase 1
- Inspire relaxadamente;
- Junte as pregas vocais e suba os zigomáticos.
- Ataque a letra V de forma sonora e suba até a oitava do acorde de forma cromática;
- Execute o exercício o mais legato possível como se você estivesse esticando um chiclete;
- Mantenha o mantra “não abra” constante (leia mais sobre isso aqui);
- Mantenha uma grande concentração e auto-observação, caso sinta que as pregas voais se separaram repita o tom prestando mias atenção nas instruções acima, tendo realizado o exercício sem nenhuma abertura indesejada suba meio tom e repita o exercício (ele pode e deve ser feito em toda a tessitura).
Quanto maior o intervalo maior será a tendência das pregas em se separarem na mudança para a próxima nota, por isso é importante começar com o meio tom e apenas quando ele estiver dominado em toda a sua tessitura partir para intervalos maiores, sempre de forma gradual.
Fase 2
Mantenha tudo da fase 1 mas mude para graus conjuntos:
Estando superada sem problemas a fase 2 passe para a próxima:
Fase 3
Mantenha tudo da fase 1 mas mude para saltos de terça (fase 3A) e quarta (fase 3B):
Estando superada sem problemas a fase 3 passe para a próxima:
Fase 4
Mantenha tudo da fase 1 mas mude para saltos de quinta:
Em todas as fases diversos desenhos melódicos podem ser trabalhados, não apensa os aqui sugeridos, o importante é respeitar a passagem gradual para intervalos maiores apenas quando os intervalos menores estiverem sendo executados já sem erros.
Fase 5
Nesta fase sugiro um vocalise que misture diversos intervalos, e seu treino eu só recomendo depois que esses intervalos já tiverem sidos trabalhados e dominados individualmente.
Os vocalises com V quando já dominados são ótimos para serem executados como aquecimento para o canto.
O uso do V para treino da manutenção do posicionamento correto das pregas além de ser praticado em vocalises também recomendo que ele seja usado para o estudo de uma música, tanto na fase de aprendizado, tanto apenas como forma de aquecimento.
Durante a fase de treino desse exercício recomendo as mesmas dicas já dadas anteriormente para o treino do ataque das pregas vocais:
- Aprenda-o sob supervisão de um bom professor antes de treiná-lo sozinho, o treino errado dessa técnica pode sim machucar as pregas;
- Prepare-se para a inconstância. As pregas vão precisar de tempo para adquirirem força suficiente para permanecerem fechadas. Quando sentir inconstância na voz, descanse e volte a treinar no dia seguinte, ela apenas cansou (Ouça mais sobre a resistência que a corda deve adquirir nesse vídeo);
- Aumente a sua ingesta proteica após a prática desse exercício. Isso ajuda no aumento da massa muscular das pregas vocais, colaborando para o mais rápido fortalecimento delas;
- Mantenha as pregas hidratadas. O treino desse exercício aumenta o contato entre as pregas e uma correta hidratação é essencial para evitar problemas de excesso de contato entre elas. Nebulizações feitas pela boca são ótimas;
- Prepare-se para ter mais pigarro. O fato das pregas estarem mais juntas torna o pigarro mais presente, mas em compensação a presença dele atrapalhará bem menos a fonação,. Você pode inclusive usá-lo como um controlador, caso sinta o pigarro, se as pregas permanecerem juntas elas vão ficar “fazendo malabarismo” com ele e não atrapalhará a fonação, porém se elas abrirem ele cairá e bloqueará a fonação.
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1 thought on “Exercício: Vocalise do V (treino para não deixar que as cordas abram + legato)”