Hoje continuo a falar sobre como treinar a agilidade. Em função de características fisiológicas, podemos ter maior ou menor facilidade para este aspecto da técnica, mas todas as vozes (com tendência/facilidade ou não, constando do repertório ou não) devem treiná-la.
Veja antes os posts anteriores, é importante começar por eles, não só pela leitura do seu conteúdo mas acima de tudo pelo treino de seus exercícios: O Ar da agilidade, Exercício de agilidade com 2 (esse exercício deve estar dominado antes de fazer o de hoje), Exercício de agilidade com 3, Exercício de agilidade com 4 e Exercício Vibração + agilidade (esse exercício deve estar dominado antes de fazer o de hoje).
Lembre-se de que para cada vocalise deve ocorrer a inspiração passiva no início, o ataque do ar com a abertura das costelas para começar a fonação, um movimento de sustentação completo durante todo o exercício e, quando necessário, a rearticulação de costela (movimento pequeno) na nota mais aguda.
- O vocalise consiste na seguinte melodia (escrita nesse exemplo no tom de dó maior):
- Deve ser feito com a sílaba RI, sendo o R inicial rolado (feito com a língua e não com a garganta) e repetindo o I nas notas seguintes;
- Para cada nota deve ser feito um movimento de agilidade, os movimentos principais estão marcados com o símbolo e os consequentes com o símbolo (conforme notação sugerida aqui);
- Observe a articulação escrita na partitura, após as colcheias há uma pequena cisura (marcada com o símbolo – conforme notação sugerida aqui), já as outras notas devem ser ligadas;
- É um exercício que pode ser trabalhado em toda a sua tessitura, subindo a cada meio-tom, começando do seu médio indo para o agudo e depois voltando para o grave (agilidade no grave costuma ser mais difícil, por isso é melhor começar por uma região mais confortável, se achar necessário comece na região médio-aguda);
- Na região aguda a vogal I pode ser substituída pela vogal O;
- No exemplo abaixo a velocidade ideal seria em torno de semínima = 200 (É um exercício para ser feito rápido mesmo).
Detalhes:
- Caso o músculo pare de se contrair, interrompa o exercício, não tem nenhuma utilidade a sua repetição sem o funcionamento muscular;
- É normal durante o treino a inconstância das contrações, trabalhe para atingir a maior regularidade possível;
- Não realize esse exercício logo após comer, pode causar enjoo, o melhor é esperar pelo menos 30 minutos depois da refeição para treinar;
- Não realize esse exercício de corpo frio, sua execução será muito difícil;
- É importante perceber que os outros músculos do abdômen podem ter ação reflexa, ou seja, moverem-se sem estarem contraídos. De forma alguma eles devem ficar tensos, o segredo para conseguir dominar esse movimento é exatamente a capacidade de contrair e logo depois voltar ao relaxamento;
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