Depois de dominada a capacidade de abrir as costelas, é o momento de aprender a movê-las em diversas aberturas. É possível abrir as costelas em quantidades diferentes, um pouco, no máximo, no meio do caminho etc. Para isso é necessário fazer o que eu chamo de gradação de costelas, a gradação de costelas é um grande exercício de consciência corporal em que o próprio cantor descobre, dentro das suas capacidades naquele momento, quais são as melhores quantidades de abertura de costelas para ele. Esse processo de gradação deve ser refeito muitas vezes ao longo dos anos. Diversas situações podem alterar a sua capacidade de abertura das costelas, tanto momentaneamente quanto definitivamente, tais como ganho ou perda de peso, ganho ou perda de massa muscular, ganho ou perda de flexibilidade na região, gravidez, intervenções médicas, crises de tosse, asma, etc. Como para cantar é necessária uma boa abertura de costelas, é necessário treinar para que essa abertura fique cada vez mais forte e flexível (leia mais sobre isso aqui). O próprio treino causará uma mudança na sua capacidade de abertura das costelas e assim uma nova gradação de costelas deverá ser feita. Além dessas situações em que ocorrem mudanças definitivas no corpo, algumas alterações momentâneas, normalmente relacionadas a condições de saúde, também podem interferir na sua capacidade de abertura de costelas e, se isso ocorrer em um dia de apresentação, recomendo que uma nova gradação de costelas seja feita para aquela situação específica.
Como fazer?
O primeiro passo é estabelecer os dois pontos extremos da sua capacidade de abertura.
Para ajudar na compreensão dessa gradação vou sugerir números para cada etapa na abertura das costelas:
- Considere a posição em que as costelas estão totalmente fechadas como a posição ZERO;
- Considere a posição em que as costelas estão no seu máximo de abertura (abra realmente no máximo, essa posição costuma ser muito tensa e desconfortável, por isso é uma posição que não deve ser usada ao cantar) como a posição DEZ.
Após encontrar esses dois extremos dentro do seu próprio corpo, você deve imaginar uma divisão dessa amplitude em 10 posições possíveis. Encontre então a posição que será a sua posição standard de abertura das costelas, que fica em torno do número SETE. As posições ZERO e DEZ não são complicadas de encontrar sozinhas, porém a posição SETE requer muito mais conhecimento corporal e vocal, e recomendo que essa gradação seja feita sob orientação de um excelente professor de canto.
Onde usar?
Tendo sempre em mente os números descobertos acima e essa divisão da sua amplitude em dez posições:
- Para um ataque do ar standard abra as costelas na posição SETE;
- A costela deve permanecer aberta na posição SETE durante toda a frase, é aceitável que ela vá para a posição SEIS no fim do fim de uma frase, desde que isso não esteja provocando alteração no som;
- Para o movimento de rearticulação de costelas pequeno são possíveis duas possibilidades:
- da posição SETE voltar levemente para a posição SEIS e reabrir as costelas em seguida para a posição OITO ou NOVE;
- da posição SETE abrir mais as costelas para a posição NOVE;
- Para o movimento de rearticulação de costelas grande considere que as costelas estão na posição SETE, elas se fecham completamente indo para a posição ZERO e voltam em seguida para a posição SETE novamente (é possível voltá-las também para as posições OITO ou NOVE dependendo do resultado desejado porém nunca para uma posição menor que a SETE);
- O controle de dinâmicas é feito pelo controle dessas variações de posições de abertura de costelas associado com o controle de gradação de tônus do movimento da sustentação.
Importante ressaltar que uma postura incorreta muitas vezes compromete sua capacidade de abertura de costelas e consequente gradação.
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