Lembram quando eu falei sobre os zigomáticos e seu uso para atingir uma correta posição no canto? Se não, leia esses posts antes do de hoje para ficar tudo mais claro.

Hoje eu vou falar de um outro músculo que tem uma relação direta com os zigomáticos, ele se chama Orbicular da boca e ele deve estar tonificado (durinho) e grudado nos dentes superiores para que os zigomáticos funcionem corretamente (outros músculos ajudam a manter o Orbicular tonificado mas hoje eles não vêm ao caso)

Para entender o funcionamento de um músculo , é importante entender em que lugares ele se prende.  Em anatomia são usados os termos origem (ou inserção proximal) e inserção (ou inserção distal) para dizer onde são esses dois pontos, mas para nós não é importante saber os nomes desses termos e sim quais são esses dois pontos.

Como a figura nos mostra, os zigomáticos maiores e menores possuem sua origem (ponto de cima onde eles são presos) no Osso Zigomático e suas inserções (pontos de baixo onde eles são presos) no músculo Orbicular da boca. Mais precisamente, o zigomático maior terá sua inserção no ângulo da boca e o menor no lábio superior.

Agora que sabemos onde são presos os zigomáticos podemos entender a relação do uso desses músculos com o Orbicular da boca: se este músculo estiver relaxado, ao contrair os zigomáticos, eles puxarão totalmente a lateral dos lábios fazendo um belo sorriso sincero, porém para o canto o melhor é ter zigomáticos contraídos mas mais esticados. Para que isso aconteça, é necessário contrair a parte superior do Orbicular da boca para que ele puxe as inserções dos zigomáticos para baixo oferecendo uma resistência ao sorriso (por isso o resultado é um sorriso amarelo, forçado, porque tem um músculo puxando para um lado e o outro para o outro – daí vem uma famosa imagem usada no ensino do canto de pedir um sorriso falso para cantar).

A melhor forma de ativar a parte superior do Orbicular da boca é “colando” o lábio superior nos dentes superiores, você pode tocar com os dedos também para identificar se eles estão durinhos (claro que como qualquer músculo, com o seu uso e treino ele ficará mais forte e portanto mais “durinho” quando ativado).

Como comentei acima esse músculo não está presente em todas as pessoas, o que deixa claro o grau de variação anatômica que cada pessoa pode ter nessa região. Achar a adequada contração dessas musculaturas para proporcionar o estiramento dos zigomáticos ideal é totalmente pessoal e por isso deve ser desenvolvido com um profissional capacitado para isso.

A soprano Angela Gheorghiu, por exemplo, usa uma grande contração na parte superior do Orbicular da boca para garantir o correto posicionamento dos seus zigomáticos, observe nas fotos abaixo como nem conseguimos visualizar seus dentes superiores, pois seu Orbicular está sempre bem “colado/grudado/aderido” nos dentes superiores:

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

 Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *