Primeiro vou explicar o que é o legato em si. Mesmo sendo um termo usado praticamente todo dia no canto, nem sempre está claro o que ele significa. Se pensarmos na linguagem instrumental, o legato seria um tipo de articulação onde “as notas estão o mais possível ligadas entre si, sem qualquer interrupção” ¹. Para o canto, porém, não é apenas isso, além das notas estarem o mais ligadas possível também é necessário que a qualidade sonora seja totalmente constante.
“L’atto di unificare i suoni con identica qualità e colore e con ininterrotta levigatezza costituisce il legato perfetto.” ²
Compreensão mental
Uma questão importante a se ressaltar com relação ao legato no canto, principalmente em comparação com outros instrumentos, é que o legato para um cantor deve ser um item obrigatório, deve estar presente em todas as frases cantadas a não ser que o compositor ou o estilo peçam uma articulação específica. O compositor não precisa escrever uma ligadura para que o cantor identifique que é necessário ter legato ao executar a frase, as ligaduras são usadas no canto para indicar fraseados e não articulação, e uma partitura sem nenhuma indicação de articulação já pressupõe uma execução com legato É possível inclusive encontrar indicações de “non legato” quando o compositor não quer que ele ocorra (em Verdi podemos encontrá-la com frequência).
Para ser capaz de cantar com legato é necessário que muitos pontos da técnica estejam funcionando corretamente e, como ficará cada vez mais claro de agora em diante nos assuntos abordados no blog, cada um desses pontos, além de acontecerem simultanemante, interferem na execução um do outro. São eles:
- fluxo de ar adequado, pressão mínima e constante e saída do ar ininterrupta (leia mais sobre isso em: Apoiando quem?, Sustentação 1 movimento e Gradação de costelas);
- pregas vocais em adução perfeita e sem alteração (leia mais sobre isso em: O Ataque das pregas vocais parte 1, parte 2 e Não deixe que as cordas abram);
- pronunciação sem interrupção do fluxo de ar;
- imperceptível mudança entre registros (leia mais sobre registros aqui).
“Ed altrettanto evidente appare ancora una volta il collegamento con le varie indicazioni se, per spiegare cos’è il legato, sono stati chiamati in causa fiato, pronuncia, qualità del suono, appoggio, registri, orecchio.” ²
Compreensão emocional
Podemos dizer que o legato perfeito é o objetivo final do estudo e domínio da técnica vocal atual, pois praticamente todos os pontos técnicos estudados em separado devem estar funcionando simultaneamente para que ele ocorra. Tendo isso em mente, ao estudar buscando legato é necessário ter consciência de todos os movimentos técnicos que devem acontecer para um bom domínio da voz e também ter claro o quão difícil é o objeto desse estudo. Dominar o legato na voz demora, e demora muito, e é fundamental ao se dedicar a dominá-lo ter claro este grau de dificuldade e todos os obstáculos que precisam ser superados antes de conseguir sua execução.
Recomendo que o estudo seja feito, por isso, em partes e que a ordem de estudo dessas partes seja a mesma que descrevi acima, começando pelo controle do fluxo de ar.
“Il primo passo per ottenerlo è il controllo e l’indirizzo del fiato. Ogni nota deve essere appoggiata al diaframma al giusto grado di pressione richiesta e non solamente per sé sola, ma in relazione con tutto il gruppo.” ²
Compreensão física
Para executar perfeitamente todos os movimentos técnicos que mencionei acima, a palavra chave é equilíbrio. Equilíbrio entre empenho e força muscular, com posicionamento correto de músculos e estruturas, e relaxamento de determinadas partes corporais. Na busca por esse equilíbrio, no entanto, é comum que algum segmento fique exagerado, afetando negativamente os outros. O mais comum é que, ao tentar colocar a força correta nos músculos respiratórios, tensões inoportunas apareçam em regiões que deveriam estar relaxadas; ou o contrário, ao tentar relaxar a laringe, a face e o pescoço, os músculos que controlam a respiração acabem ficando mais flácidos do que deveriam. Todos esses desequilíbrios afetarão o legato, claro, e essa falta de capacidade na sua execução deve ser usada como indicador de falta de equilíbrio correto entre as forças e os movimentos técnicos.
“Nel tentativo di evitare tensioni nocive causate dall’impiego di troppa forza, di incontrollata potenza, vi è anche il pericolo di produrre un’emissione rilassata e sfiatata. É il risultato di un’insufficiente adduzione delle corde vocali e quindi anche di uno scorretto controllo del flusso del fiato.”³
Quando tudo está funcionando corretamente e o legato finalmente acontece o executante tem uma sensação física muito marcante, que deve ser registrada como indicador de movimento e equilíbrio corretos para que o cantor busque tê-la sempre presente ao cantar.
Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.
1 thought on “Legato”