Hoje vim esclarecer alguns termos que costumam causar muita confusão:
– LUXAÇÃO: quando um osso perde totalmente o contato com a articulação a qual pertence e não consegue voltar a posição correta. Também podem usar o termo DESLOCAR para se falar sobre a luxação porém no mundo da performance esse termo pode se confundir com o termo DESLOQUE que é usado quando a pessoa luxa a articulação e a recoloca no lugar durante um movimento, por exemplo desloque de ombro feito na contorção.


Para facilitar a compreensão então vamos usar LUXAÇÃO para saídas do osso de forma completa da sua articulação que aconteceram sem intensão e que precisarão ser REDUZIDAS (termo usado para o procedimento de reencaixar o osso novamente no seu lugar) de forma externa, e o DESLOQUE para retiradas momentâneas do osso da articulação e recolocadas de forma intencional.
Agora quando o osso sai e volta sozinho pro lugar no mesmo movimento chamamos de GLIDE, o termo será o mesmo para a saída completa ou parcial do osso da articulação, por exemplo o glide patelar.
Quando o osso sair parcialmente da articulação o termo usado é SUBLUXAÇÃO, e pode voltar para o lugar sozinho depois (mas não no mesmo movimento se não seria glide) ou precisar de intervenção externa para recolocar no devido lugar.
Em todas essas situações involuntárias, o osso sair do lugar total ou parcialmente estruturas em torno podem ser prejudicadas e até rompidas, portanto são situações que devem ser evitadas, com fortalecimento de musculatura estabilizadora e/ou o uso de órteses específicas.
Já no desloque que é uma ação voluntária e normalmente com profunda técnica em sua execução, caso a caso deve ser avaliado para ponderar se algum dano está sendo causado ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *