Hoje falarei sobre mais um dogma do canto lírico: “Cantor de ópera não pode fazer abdominal”.  Embora infundado esse dogma tem uma origem muito plausível, pois nós cantores usamos a musculatura abdominal para cantar (leia mais sobre isso nos posts anteriores Inspiração Passiva, Murcha a barriga, menina! e Apoiando quem?) e por isso é necessário ter atenção redobrada com ela.

Para cantar é necessário ter coordenação precisa da musculatura abdominal, para que seja possível movimentar os músculos de forma controlada tanto com relação à velocidade do movimento como com relação ao seu tamanho e ao tônus muscular usado. O mais importante, portanto, é preservar a capacidade de força e de flexibilidade dos músculos.

“Além da capacidade de contração, o músculo tem a capacidade de ser elástico.” ¹

Alguns exercícios físicos causam o encurtamento das fibras musculares, o que faz com que o músculo perca sua flexibilidade, e é aí que está o risco de se praticar abdominais. Em casos extremados de fisiculturismo, percebemos já na fala uma alteração enorme na qualidade da voz.  O ator Silvester  Stallone é um exemplo desta mudança:

Não estou dizendo de forma alguma que o dogma a que me referi seja uma verdade absoluta. Apesar destas considerações iniciais, a minha recomendação em relação a esse assunto é que a atividade corporal seja feita de forma controlada e,  principalmente,  vigiada, observando-se atentamente quaisquer alterações da resposta muscular na hora de cantar.

A avaliação da situação da musculatura de um cantor deve ser feita por ele próprio, mas também por um professor de canto experiente, que possa identificar as condições musculares, avaliando e indicando exercícios específicos para os casos em que falte fortalecimento muscular, para os casos em que exista desequilíbrio de forças entre as musculaturas necessárias e para os casos onde exista encurtamento muscular e excesso de tonificação.

Para quem está começando

Para quem ainda não tem total controle da sua técnica vocal e está na fase de aprender a coordenar os movimentos abdominais necessários ao canto e que:

– antes de começar a estudar canto não mantinha alguma atividade física regular, eu recomendo que façam apenas exercícios aeróbicos² (como indica o próprio nome do blog, “Atletas da Voz”, eu acredito que todo cantor lírico deve fazer regularmente atividades físicas, afinal somos atletas!)

– antes de começar a estudar canto mantinha alguma atividade física regular: sendo ela aeróbica²,  recomendo que a mantenha, sendo ela de força, recomendo que se mantenha a atividade porém sem avanço em sua carga e, caso passe a enfrentar muitas dificuldades no controle muscular da região,  a suspenda por um tempo.

Para quem já dominou a técnica

Para quem deseja começar uma atividade física depois de já ter dominado a técnica do canto eu recomendo começar a atividade de forma menos intensa e ir intensificando com o tempo, sempre mantendo uma observação atenta de suas respostas musculares.  Seguem algumas sugestões:

– Depois de efetuar alguma atividade física com grande uso abdominal,  faça algumas sequências de exercícios respiratórios (Exercício da ApneiaExercício da Sustentação 1Exercício da Sustentação 2, Exercício da Rearticulação das costelas 1, Exercício da Rearticulação das costelas 2, Exercício da Agilidade do Ar 2, Exercício de Agilidade do Ar 3, Exercício de Agilidade do Ar 4). Caso encontre dificuldade na execução, continue até retomar o controle anterior a essa atividade física, caso isso não seja possível, reveja o seu treino para retirar alguns movimentos que realmente podem estar causando um encurtamento muscular;

– Normalmente abdominais, sejam eles frontais ou laterais, “curtinhos” e que envolvem a diminuição do tamanho muscular (veja na foto ao lado) são os principais responsáveis pelo encurtamento muscular, prefira exercícios isométricos³ e que trabalham o abdominal com o músculo esticado;

– Nunca se esqueça de fortalecer a musculatura abdominal juntamente com a musculatura responsável pela abertura das costelas para não criar um desequilíbrio entre esses conjuntos musculares;

– Esteja preparado para “recalibrar” sua movimentação abdominal para o canto diariamente enquanto estiver aumentando sua carga de exercícios, qualquer alteração no seu corpo é uma alteração o seu instrumento e portanto vai ocasionar pequenas diferenças (talvez grandes caso sua mudança física seja grande) na quantidade de tônus muscular necessário para cada recurso técnico do canto. Normalmente, quanto mais forte é um músculo, menor deverá ser o movimento da sustentação necessário para o controle ideal do ar. O risco de manter o mesmo tamanho de movimento com um músculo mais forte do que estava antes é o de “empurrar” a voz, fazendo mais força do que é necessário e dessa forma perdendo o controle.

Lembre-se do vídeo que está no post Inspiração Passiva, onde se vê claramente no abdômen do barítono sem camisa, os músculos torneados e definidos que na inspiração se alongam totalmente mostrando a capacidade de flexibilidade mantida de sua musculatura.

Realmente não é fácil achar o equilíbrio entre fortalecimento muscular abdominal e técnica de canto, mas está é totalmente possível. Na minha opinião, um corpo mais fortalecido, depois de superadas as dificuldades, sempre será melhor para o canto.

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

¹ CALAIS-GERMAIN, Blandine – Anatomia para o movimento: introdução à análise das técnicas corporais – 4a ed. – Barueri, SP: Manole, 2010.
² O exercício aeróbico é aquele que usa oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar,correr, nadar e pedalar , são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos. (Fonte: Wikipédia)
³ O treinamento isométrico (estático) consiste em levantar e manter um peso (ou o peso corporal) imóvel por um determinado intervalo de tempo. Fonte: Wikipédia

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