O conceito de ordem de prioridades é muito importante em qualquer sistema organizacional. Seja no planejamento das atividades que você vai fazer no seu dia, seja nas metas de uma empresa multi-internacional, criar uma ordem de prioridade é essencial para um melhor rendimento, e claro, se aplica também à performance.
Em um mundo utópico, primeiro as pessoas aprendem completamente a cantar, a dominar totalmente o seu instrumento e depois disso começam a se apresentar em público… e num mundo ainda mais utópico, conseguem executar sempre todos os movimentos técnicos perfeitamente… Mas o que acontece no mundo real é bem o oposto disso: mesmo sem nenhum controle vocal, os estudantes já estão nos palcos (o que inclusive é muito importante para adquirir experiência e dominar diversos aspectos da técnica que só podem ser treinados na hora do vamos ver) e mesmo profissionais muito gabaritados continuam sendo humanos e tendo diversos momentos onde a perfeição técnica não os acompanha, por isso é importante criar uma lista de prioridades dentro da cabeça, para, assim aumentar a produtividade da execução.
A importância do post de hoje se tornou clara para mim a partir da minha experiência como professora, pois observo que a grande maioria dos alunos acaba errando a ordem de suas prioridades e acaba executando o canto com menos eficiência do que poderia para o seu grau de controle técnico, por ter estabelecido como prioridade itens menos relevantes e por excesso de preocupação com a coordenação e controle do movimento técnico específico (aula é outra coisa, ok? Estou falando de apresentações..).
“O progresso não é senão a realização das utopias.” – Oscar Wilde
Antes de fazer a tão esperada listinha com a ordem de prioridades mais produtiva, gostaria de deixar claro que a intenção não é de forma alguma que o cantor se conforme com essa lista e passe a achar que é legal priorizar um ponto técnico em detrimento de outro, se conformando com a incapacidade de realizar todos os pontos corretamente. De forma alguma! A ideia é estudar sempre visando atingir a utopia de nunca errar nada e coordenar absolutamente tudo com perfeição, pois assim esta perfeição estará cada vez mais proxima.
“A utopia é o princípio de todo o progresso e o projeto de um futuro melhor” – Anatole France
Dito isso lá, vai a minha sugestão de ordem de prioridades para uma melhor performance:
- Fazer arte – Antes de tudo o mais importante é a expressão e a comunicação com o público, não deixe que nada passe na frente desse ponto.
- Sua saúde vocal – A não ser que seja por uma razão de escolha artística, com total conhecimento dos riscos a que está se submetendo, não faça nada que possa colocar em risco a sua saúde vocal.
- Resultado sonoro eficiente – Um som com volume e projeção adequados para ser ouvido até a última cadeira da platéia e na afinação e tempos corretos.
- Som bonito – Um som com harmônicos equilibrados.
- Dinâmica – Tudo que não for mezzoforte, ou seja, fortes, fortíssimos, piano, pianíssimos, mezza di voce, etc
- Texto compreensível – Pronúncia perfeita do idioma cantado.
- Peripécias no palco – É sempre muito importante respeitar a marcação do diretor cênico no palco mas aqui estou falando apenas de movimentações arrojadas no palco como correr, pular, levantar peso etc.
- Grandes frases em um único ar – Não necessariamente só frases grandes, mas digamos que respirações exatamente no lugar onde você acha mais bonito e artístico.
- Ser fino e educado – Não fazer ruídos indesejáveis como escarrar, assoprar, cuspir, peidar, etc….. esse é um dos pontos mais complicados. mas é importante aceitar que o cantor é um instrumento vivo e que essas coisas acontecem.
Vou dar alguns exemplos práticos para ficar mais claro como utilizar essa ordem de prioridades, caso tenham dúvidas, entrem em contato.
- Em uma determinada peça, existe uma frase longa mas para executa-la sem respirar você está perdendo volume e correndo o risco de não ser ouvido: RESPIRE e dê prioridade para o som eficiente!! Faça a Freni!!
- Em outra canção você gostaria de cantar uma frase em pianíssimo mas quando tenta produzir essa dinâmica o som fica feio e perde harmônicos (não vou entrar aqui na razão de porque isso acontece, ok?): Cante mezzoforte (ou forte) e dê prioridade para o som bonito!! Faça o del Monaco!!
- Em uma frase na região aguda ao pronunciar o texto perfeitamente, o som está ficando apertado, sem vibrato e baixo de afinação: Relaxe a dicção e dê prioridade para o som eficiente e bonito! Faça a Caballé!
- A apresentação é em um lugar com uma acústica ruim e a orquestra está tocando muito mais alto do que deveria, para aumentar o volume o suficiente para ser ouvido você sente dor na garganta: CANTE MENOS e priorize a sua saúde vocal!!! Faça a Bartoli!!
- Antes de um agudo muito importante você está sentindo um catarro escorrer pelo seu nariz, você está percebendo que ele corre o risco de cair na sua garganta e te atrapalhar: Escarre o mais discreto possível e dê prioridade para seu som como um todo!! Faça a Marton!!
Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente
e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias.
Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.