Postura corporal é um tema essencial para o cantor, que muitas vezes é esquecido pelos professores no ensino das técnicas líricas. Uma postura incorreta pode atrapalhar e às vezes até impossibilitar certos movimentos técnicos, além de sobrecarregar determinadas áreas do corpo que podem não aguentar o peso nelas colocado, causando dores desagradáveis.
A falta de estudo real sobre esse assunto deixa o caminho livre para os vícios individuais e os “achismos”. É muito comum que um estudante encontre uma postura que lhe pareça confortável e propícia para o canto de forma inconsciente e que nela se fixe para toda a vida, ou até mesmo que a imite de outro cantor (desde imitações de cantores no youtube até imitar a postura do próprio professor) tendo, assim, um problema sério que o acompanhará sempre. O melhor então é já começar a aprender o canto em uma postura correta.
Uma postura correta, ao meu ver, é uma postura que não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, possibilita o maior controle dos músculos usados no canto e que permite ao cantor ter um corpo expressivo. Essas três características são essenciais, a primeira para a saúde do cantor (seja momentânea, seja a longo prazo), a segunda para a execução técnica e a terceira para a capacidade de interpretação em cena em qualquer posição pedida pelo diretor.
“A aplicação de força ideal é a que leva o organismo a adaptar-se a fim de preservar suas estruturas corporais e melhorar a estética, assim como o condicionamento físico como um todo e o desempenho esportivo e artístico.” ¹
Que a força caminhe em você
“Enquanto nossa massa corporal reage à gravidade que nos atrai para o centro do planeta, o os músculos empregam a energia vital neles depositada para se locomover pelo espaço.” ¹
A força da gravidade age sobre nós continuamente e, para que não fiquemos colados no chão, usamos nossos músculos para reagir contra essa força e assim ficarmos de pé e nos locomovermos. Essa reação gera uma força, chamada de força de reação ao solo (FRS) que deve percorrer todo o corpo.
“Durante um movimento, tendo como referência o solo, os vetores de força, ao agir sobre nosso corpo, percorrem um trajeto que pode se estender do contato do pé com o chão até a cabeça, passando pelas mãos e por outras partes. ” ¹
Essa força e o trajeto que ela percorre no corpo variam de qualidade e quantidade dependendo do posicionamento do nosso corpo. Uma postura correta é aquela em que ambas são otimizadas.
Para atingir essa postura correta é necessário posicionar as articulações e ativar as musculaturas corretamente.
“A qualidade da força de reação ao solo no corpo depende da forma como organizamos a posição das articulações na relação com o solo.” ¹
Cultivando a percepção cinestésica
Se esse é o primeiro post que está lendo no blog essa será a primeira de muitas vezes em que me verá dizer que autoconhecimento é essencial para um cantor, um artista. Se você é um seguidor antigo, já está acostumado a me ver batendo nessa tecla. O autoconhecimento envolve todo o nosso ser, seja emocional, seja racional, seja fisicamente. Hoje falarei um pouco mais especificamente dele do ponto de vista físico.
Para controlar seu corpo, primeiro é necessário percebê-lo. Olhar no espelho sempre é uma ajuda válida, mas com certeza não é o suficiente, os outros sentidos devem ser aguçados para sermos capazes de identificar exatamente como nosso corpo se encontra e podermos eventualmente alterar esse estado. A isso chamamos de percepção cinestésica.
“Percepção cinestésica é a capacidade de percepção da organização do nosso corpo no espaço. Trata-se de um processo ativo de interpretação da informação sensitiva e representa o conhecimento de um sujeito ou uma vivência corporal. É a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos membros e a posição de cada parte do corpo em relação às demais sem utilizar a visão, de modo que a situação de nosso corpo seja tão importante quanto a situação e as condições dos objetos percebidos no ambiente.” ¹
Para apurar a percepção cinestésica uma orientação externa se torna essencial, pois a posição onde um indivíduo se encontra, a que ele se considera confortável e reta, muitas vezes é uma postura totalmente torta e errada. Quando se inicia um trabalho de reorganização postural, a sensação corporal é frequentemente oposta à real, ou seja, ao nos corrigirmos nos sentimos errados, tortos e às vezes até sobrecarregados.
“No início do processo de interferência na postura, temos a impressão de que, ao sermos posicionados organizados e alinhados, estamos tortos.” ¹
O desconforto vivenciado em uma nova postura, mais correta, ocorre pelo fato de o corpo não estar acostumado àquela postura. Muitas vezes os músculos responsáveis por manter a posição ideal também não estão fortalecidos o suficiente (exatamente pela falta de uso) e podem se cansar inicialmente, mas com o tempo se fortalecerão e o corpo também reformulará a sensação de “estou torto” para “estou reto”. É importante ter claro que usar corretamente sua musculatura e direcionar sua força não significa de forma alguma fazer mais força, a postura correta, ao contrário, é uma postura onde é mais fácil reagir contra a gravidade (mas com certeza não na fase de aprendizado 😉 ).
“Aplicar adequadamente a força não significa, em nenhuma hipótese, fazer mais força.” ¹
Para facilitar o estudo, lembrando que falarei dessas posturas em relação ao canto, dividirei as posturas em: sentada, em pé, deitada e em movimento e falarei de cada uma delas separadamente nos próximos posts.
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muito legal tati. podia organizar uma palestra la na clinica
Ótima ideia! É só combinarmos! 😉