Para a boa compreensão deste post é necessária a leitura dos posts anteriores:
postura, postura sentada e postura em pé.
A postura deitada costuma ser o terror dos cantores. Muitos entram em pânico quando o diretor monta uma cena em que terão que cantar trechos complicados estando deitados. Todo esse medo, no entanto, pode ser solucionado quando assumimos uma postura correta estando deitados. Existem, claro, diversas formas de estar deitado, então falarei das principais.
Dois pontos devem ser sempre observados para achar uma boa postura deitada para o canto. Eles aparentemente são fáceis, mas a postura deitada favorece o oposto, por isso é necessário muito controle corporal para executá-los:
- A manutenção do espaço do tórax, ou seja, não comprimir partes do tórax ao deitar;
- Não perder o tônus muscular geral ao deitar, manter o tônus como se estivesse de pé.
De barriga para cima
Nesta posição a manutenção do espaço do tórax não é tão difícil, a atenção deverá se concentrar no respeito às curvas naturais da coluna vertebral. A lombar não deve encostar no chão, pois para isso ela rotará o quadril e modificará a posição dos abdominais, dificultando sua movimentação.
O mais confortável na posição deitada de barriga para cima é manter as pernas dobradas ou o tronco mais elevado (com travesseiros por exemplo).
Lembrando do segundo ponto, não deixe que os músculos relaxem totalmente na posição deitada. Principalmente para que os movimentos de expansão das costelas continuem acontecendo corretamente, será necessário mais empenho do que o normal, já que o peso do tórax será maior nesta posição. Caso as pernas devam estar totalmente esticadas e o tronco completamente no chão, será necessário ainda mais tônus para que se mantenham as curvaturas da coluna.
De lado
Na posição deitada de lado temos duas variações principais:
- Corpo totalmente de lado – nesta postura será importante que as curvas do tórax se mantenham, ou seja, a cintura não deve encostar no chão (observe as figuras ao lado, na primeira a cintura está encostada no chão e a parte do tórax que está em contato com o solo fica comprimida, o que não é bom para o canto. Já na segunda imagem a cintura não encosta no chão e o tórax mantém seu formato amplo sem compressão. Claro que para que haja essa manutenção é necessário tônus muscular de toda a região). Também é necessário cuidar da posição do pescoço para que a cabeça não fique de lado alongando a laringe de forma negativa, um travesseiro ou o próprio braço podem ajudar nisso.
- Corpo semi de lado – está postura é uma em que se está deitado de lado mas a escápula do lado que está encostado no chão está apoiada, deixando assim o tronco levemente apontado para cima e não totalmente de lado. Esta é, das posturas de lado, a melhor para controle dos músculos abdominais e execução dos movimentos do canto, e também uma boa opção para quando não se tem qualquer apoio para o pescoço, pois com essa leve torção a cabeça poderá encostar no chão sem alongamento ou compressão excessivos da laringe.
Atenção para as posturas de lado pois, como o lado que está em contato com o chão tem que manter o tônus e movimentar as costelas com o peso extra do corpo em cima, grandes períodos de canto assim causarão acúmulo de tensão excessivo em apenas um lado, alongue esse lado para amenizar o problema e quando possível alterne de lado.
De barriga para baixo
Nessa postura é praticamente impossível se cantar, pelo posicionamento lateral da cabeça que interfere na laringe somado à pressão sobre os músculos abdominais. É muito raro que essa posição seja requerida, até pelos problemas de acústica que pode acarretar. Caso seja realmente necessário, procure usar muitos travesseiros apoiados embaixo do corpo de forma a respeitar as curvaturas e apoie mais outras partes que não o abdômen.
Reforço que essas posturas devem ser testadas com bastante percepção cinestésica e que, caso não se sinta confiante, você deve pedir ajuda a um profissional especializado. Uma dica é no momento de cantar ajustar essas posições e quando parar de cantar entrar na posição completa que a cena pede (relaxando o tônus muscular e modificando os espaços do tórax).
Recomendo que assistam a seguinte cena da ópera Hamlet de Thomas com Natalie Dessay cantando a ária e morte de Ophelie, em que ela canta em várias posturas deitadas, inclusive em todas as que mencionei acima.
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