O movimento de abertura de costelas que expliquei no post sobre o Ataque do ar, além de ser usado para todos os ataques do som também pode (e deve) ser usado durante a frase musical, quando for necessário um impulso extra de ar.
Lembram-se da demonstração com a abertura do livro de como a abertura das costelas causa um impulso de ar? Pois durante a frase musical, será esse mesmo principio a ser aplicado. Como nesse momento as costelas já estão abertas, é necessário então fechá-las e reabri-las para que esse impulso ocorra. Esse impulso, seja durante o ato de cantar, seja no seu ataque sonoro, funciona como no salto ornamental, quando um acrobata salta de uma vara a outra, retoma impulso e assim vai até terminar seu número.
Esse impulso extra de ar é necessário para todos os momentos em que sentimos, ao cantar, a voz perder sua liberdade (o som começa a ficar “preso”), principalmente em saltos ascendentes, mas pode ser usado também em saltos descendentes, em repetição de notas agudas ou em graus conjuntos, eventualmente. Para decidir onde será necessário fazer essa nova articulação das costelas em uma frase, essa rearticulação¹ como gosto de chamar o uso desse movimento quando não vinculado ao ataque do som, são precisos muita experiência e principalmente auto percepção vocal.
Compreensão mental
Para que seja possível o movimento de rearticulação das costelas, que envolve seu fechamento e reabertura, os músculos abdominais não podem relaxar durante o fechamento das costelas. Visualmente eles se distenderão para fora (barriga para fora) como na inspiração passiva, porém não podem estar relaxados, o tônus muscular deve ser mantido, e a movimentação da sustentação deve continuar. Mesmo que no momento do fechamento das costelas essa expansão para fora ocorra, quando a costela voltar a se abrir a musculatura abdominal deve estar no mesmo ponto em que estava do movimento de sustentação de antes desse fechamento (o movimento de sustentação foi explicado no post Apoiando quem?) .
Compreensão física
Para que sua coluna de ar não seja interrompida, pelo menos um dos dois movimentos que a impulsionam devem estar presentes. Esses movimentos são: as costelas abertas e o abdômen sendo empurrado para dentro e para cima. Portanto, quando uma dessas duas forças relaxa, a outra se mantém firme. Como no exercício de sustentação de mais de um movimento, as costelas permaneciam abertas quando o abdômen era por um instante relaxado para recomeçar o movimento, na rearticulação das costelas o movimento da sustentação se mantém firme enquanto as costelas se fecham por um instante (a única diferença nesse caso é que visualmente ocorrerá a expansão do abdômen por consequência do fechamento das costelas, já que estão “amarrados” nas costelas, mas não são a causa! Eles não relaxam, se mantém ativos). Em ambos os casos manter uma das forças faz com que a coluna de ar não se quebre porém haverá uma pequena perda na qualidade do som e por isso quando for necessário fazer esse instante de relaxamento muscular ele deve ser feito sincronizadamente ou durante um portamento ou durante uma consoante (é possível fazer ambos movimentos tão rápidos que seja praticamente inaudível a alteração do som). Treine esses movimentos primeiramente no exercício da rearticulação das costelas.
Compreensão emocional
Para o treino da compreensão emocional desse exercício é necessário treinar muito o exercício da apneia, no qual se entende fisicamente e emocionalmente que a movimentação das costelas e do abdômen é independente da presença ou movimentação do ar. E ter sempre claro no seu estudo que é um movimento que requer muito coordenação, e como todos os treinos de coordenação seu domínio é lento e requer treino constante.
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oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
Que bom que gostou, Juliano!