Para a boa compreensão deste post é necessária a leitura dos posts anteriores: postura, postura sentada e postura em pé.
O treino para dominar a boa postura em pé de que falei no post da semana passada deve ser feito primeiramente com os pés descalços, pois será mais fácil encontrar os apoios corretos. Depois que, sem sapatos, a postura já estiver confortável e segura, será a hora de descobrir como ela funcionará com calçados.
Dependendo do tipo, o sapato pode ajudar ou atrapalhar na manutenção da boa postura. Mencionarei alguns detalhes que devem ser observados, mas o melhor é ter seu calçado avaliado por um bom profissional de postura.
O sapato que será usado em uma apresentação deve ser testado antes, nunca deixe para experimentar cantar com um sapato apenas no dia!!!! Para concertos, o melhor é já ir estudando e se possível ensaiando com o sapato escolhido. Em caso de montagens de ópera, peça à produção que providencie os sapatos que serão usados nas récitas para poderem ser usados nos ensaios. Quanto antes eles chegarem, mais se poderá ensaiar com eles e melhor será o rendimento.
Dedos apertados
Sapatos que apertam os dedos realmente não devem ser usados. É impossível manter uma boa distribuição nos três pontos de apoio do pé com os dedos amontoados. O correto é que os dedos estejam esticados e espalhados, para que seja possível uma boa distribuição.
É comum, em remontagens de produções antigas, que os sapatos sejam os mesmos do elenco original, muitas vezes com o tamanho inadequado.Uma condição como essa não deve ser encorajada. Recomendo que não se aceite cantar nessas condições, muitas vezes um sapato pessoal seu poderá ser usado sem problemas. Se o sapato for menor do que o seu pé, os dedos ficarão amontoados e levemente levantados, o que impossibilitará o apoio correto nas bases do dedão e do dedinho. Já se o sapato for maior que o seu pé, sempre é possível colocar algodão na ponta para dar uma ajudada, mas mesmo assim isso não é interessante, pois a locomoção será prejudicada e em consequência toda a sua postura também.
Por mais que sejam a moda do momento ou que pareçam mais elegantes, os sapatos de bico fino também são grandes vilões, já que espremem os dedos, mais uma vez não permitindo que o apoio nos metatarsos ocorra. Se for realmente necessário que o sapato seja de bico fino, tente um número maior que o seu para que os pés consigam ficar o menos apertados possível, mas se possível tente não usá-los.
Saltos
O uso de sapatos com salto pode acarretar diversos problemas, como calos, bolhas na sola do pé, dor nos dedos e pé, dedos em forma de garra, encurtamento do tendão de Aquiles, varizes, joanete, tendinite, unhas encravadas e sérios danos nos joelhos. Porém cantores (principalmente as mulheres em situações com trajes de gala) deverão comumente usar saltos em suas situações de trabalho, por isso a busca por uma postura correta usando saltos é de extrema importância.
Esclarecidos os problemas vamos às soluções:
- Quanto mais alto o salto mais o peso será projetado para a frente. Para manter seu centro de massa equilibrado, isso deverá ser compensado. A compensação depende do tamanho do salto. De forma alguma permita que seus calcanhares fiquem sem força ou até mesmo que o salto levante um pouco do chão. Para isso, coloque mais peso nos calcanhares quando necessário;
- Para evitar a hiperlordose ajuste a postura do quadril conforme a descrição no post sobre postura em pé, a contração dos músculos das nádegas será essencial;
- Para evitar a sobrecarga nos joelhos, o quadríceps (músculo da parte da frente das coxas) deve estar bem fortalecido. Se ao usar o salto sentir instabilidade nos joelhos e for possível em função do seu figurino, use joelheiras nas apresentações (mas não substitua a joelheira pelo fortalecimento do quadríceps, ambos devem ser feitos);
- Alongue regularmente as pernas para evitar encurtamentos musculares, principalmente a panturrilha e o tendão do calcanhar;
- Faça ainda mais força de reação ao solo com os pés, essa força evitará que o peso deforme seus metatarsos criando, por exemplo, joanetes. Pés ativos!
- Quando não for necessário usar sapatos de salto, evite o seu uso, principalmente logo após usá-los em uma apresentação;
- Faça escalda-pés e massagens se estiver com dores nos pés, cuide do que você maltratou.
Sapatos a seu favor
Existem muitos tipos de sapatos que foram projetados para ajudar no conforto e na manutenção da boa postura. Tênis com amortecedores que absorvem parte do impacto causado pela marcha ou corrida, sapatos de salto da linha conforto, projetados para uma melhor distribuição do peso (muitos sapatos para noivas têm essa preocupação), além de acessórios como palmilhas, separadores de dedos, entre outros. Claro que para seu uso é necessário o acompanhamento de um profissional gabaritado, principalmente no uso dos acessórios (nunca use uma palminha sem indicação de um profissional!), pois seu uso inadequado pode piorar a situação.
Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.
Para marcar uma consulta com a Dra. Tati Helene entre em contato aqui.