voltando_viagem_01É muito comum se ouvir que “Cantor lírico não tira férias” e, apesar da dor no coração ao dizer isso, tenho que concordar com a frase. Diferente de um instrumentista que, quando sai de férias e vai viajar deixa seu instrumento bem protegidinho no seu case, o cantor leva consigo seu instrumento e terá que arcar com as consequências de tudo que aprontar nas férias. Por outro lado, de forma alguma um cantor deve deixar de ir viajar, se divertir e descansar, o período de férias é essencial para o equilíbrio mental e emocional de todo mundo, lembrem-se que é necessário achar um equilíbrio entre as suas barrinhas.

Além da parte de cuidados com a voz que sempre deve estar dentro do cálculo de um cantor, quando estamos nos divertindo no período de férias ocorre uma perda muscular devido à falta de prática. Quem faz qualquer tipo de exercício físico com certeza já passou pela sensação de não conseguir fazer o que fazia antes de um período de descanso, em função da perda muscular que acontece em uma fase de repouso. Isso também acontece com os cantores: ao voltar de longos períodos de descanso, a dificuldade ao executar passagens antes relativamente fáceis aparece e por isso é necessário ter cuidado no retorno para não se machucar.

O cérebro continuará processando

Mesmo em um período de repouso o cérebro continua processando as informações que foram estudadas em aulas e treinos. Esta interrupção inclusive o ajuda nisso. Isso significa que depois das férias é possível que movimentos técnicos que ainda não estavam dominados obtenham relevante melhora, pois, mesmo enquanto você estava na rede tomando água de coco, o cérebro continuou trabalhando naquelas informações.

Escolha conscientemente o período do repouso

Ao planejar um período de férias, escolha com cuidado a quantidade de dias que ficará sem cantar (de verdade, saraus, entre amigos ou no chuveiro não contam 😉 ), quanto maior o número de dias, maiores serão as perdas e por consequência a demora para voltar à forma no retorno. Cada organismo funciona de uma maneira, por isso é praticamente impossível prever em quantos dias exatamente ocorrerão quais perdas, porém alguns dados ajudam nessa previsão. Para quem já tem os músculos treinados há muito tempo, a perda muscular costuma acontecer mais lentamente, e para quem está começando acontece o oposto. Por isso, para quem ainda está estudando eu não recomendo mais do que uma semana sem cantar, já para profissionais eu recomendo um período de até duas semanas.  Para não ter que ter férias curtas, o que pode ajudar é, pelo menos uma vez por semana, realmente estudar canto de maneira plena, para ajudar na manutenção.

Alguns estudos voltados para quem treina em academia dizem que as seguintes alterações podem ser observadas após 10 dias sem atividade física:

  • Redução de até 10% da capacidade respiratória;
  • Redução de até 15% de força muscular;
  • Redução de até 66% da massa muscular;
  • Redução de até 100% da flexibilidade.

E que depois de 83 dias sem atividade física praticamente tudo o que foi conquistado será perdido 😮 .

Não existem estudos voltados especificamente para cantores líricos, mas esses servem como referência.

Viva a memória muscular

Felizmente, nem tudo é tristeza nesse assunto: quanto mais treinado um organismo, mais memória muscular ele terá, o que significa que se pode reconquistar em menos tempo o que já tinha sido alcançado antes do período de repouso, ufa! Porém, para quem ainda está aprendendo, é possível que esta memória ainda não tenha sido formada e este efeito não aconteça.

Ao voltar do repouso, algumas medidas ajudam no recondicionamento:

  • Ter paciência e não exigir demais do corpo;
  • Fazer aulas, um retorno acompanhado por um bom profissional é essencial;
  • Pegar mais leve e ir aumentando devagar, comece com exercícios suaves e sem extremos de tessitura;
  • Treinar todos os dias, depois de um grande período de repouso a volta será mais rápida se não forem feitos novos repousos;
  • Beber mais água, a hidratação tem que ser reforçada nesse período para ajudar no recondicionamento muscular;
  • Comer mais proteína, elas são a matéria prima para seus músculos voltarem à antiga forma;

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

1 thought on “Voltando à antiga forma depois das férias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *