“Você deseja criar uma realidade empolgante?

Então, inicie pela desconstrução da zona de conforto.

Ela esconde motivos inconscientes para manter o que está posto!”

 Irlei Hammes Wiesel

Hoje vou falar de uma fase do estudo muito frustrante. Tão frustrante que, se não se entende o que está acontecendo nela e o porquê dela ocorrer, é possível que a pessoal simplesmente desista. Essa fase é o processo de Desconstrução que precisa ocorrer para Construir uma técnica.

A fase da Desconstrução

Nesta fase ocorre uma desbaratada vocal e isso costuma ser frustante e até apavorante, pois notas que saiam antes de começar essa fase simplesmente não saem mais, dando a sensação de uma regressão no aprendizado, de perda  e não de evolução.

Por quê? Isso acontece porque seu corpo precisa se readaptar ao movimento novo que você está procurando aprender. Para que ele seja capaz de fazer isso, primeiro ele tem que desaprender o movimento que ele fazia antes para a mesma estrutura ou músculo. Então, por um determinado tempo, você não é capaz de fazer o movimento novo porque ainda não o aprendeu ou dominou, mas também não consegue mais fazer o movimento antigo, pois já o esqueceu ou está esquecendo.

Quando? Esse processo de desconstrução ocorre todas as vezes em que se aprende um movimento novo, seja ele um movimento  técnico a mais além dos outros que você já faz, seja ele uma mudança em um movimento que você fazia de forma diferente.

  • Mudança técnica: É muito comum no decorrer da vida de um estudante de canto e também de um cantor profissional o processo de mudança de técnica. Afinal, se você encontrou uma técnica melhor do que aquela que usava, por que não migrar para ela? Nesse caso a fase de desconstrução e inconstância pode ser mais longa e nessa fase não será possível aceitar compromissos profissionais cantando, portanto escolha muito bem na sua agenda quando fizer essa mudança.
  • Aprendendo pela primeira vez: Vocês já devem ter percebido que gosto muito de comparar o estudo do canto com o de qualquer outro instrumento, afinal somos todos músicos na busca pelo domínio dos nossos instrumentos. Nesse caso, porém, realmente é bem diferente: quando um estudante começa a estudar saxofone pela primeira vez, ele nunca tocou saxofone na vida e portanto nunca fez nenhum movimento com o seu corpo com essa finalidade, neste caso ele não possui o que desconstruir e pode apenas construir sua técnica a partir do zero. Já um estudante de canto não passa pela mesma situação, afinal usamos a voz todos os dias das nossas vidas desde bebês e para essa produção sonora de alguma forma fizemos movimentos com o nosso corpo para que isso ocorresse, ou seja, já possuímos um histórico gravado no cérebro de movimentos que devem ser feitos para a produção sonora. Não podemos dizer também que uma pessoa, ao chegar à sua primeira aula de canto da vida, já não tenha cantado alguma coisa. Normalmente quem decide estudar canto gosta de cantar o tempo todo, aliás, mas mesmo que a pessoa não cante sem parar com certeza do “Parabéns à você” das festinhas de aniversário ela não escapou. Compreendendo isso fica claro que, para qualquer aprendizado de técnica vocal deve primeiro ocorrer uma desconstrução pois, em algum momento da vida, de forma não consciente, alguma movimentação já foi criada por você para que seu corpo produzisse determinado som. Em comparação com um instrumentista, então, podemos dizer que ele começa seu estudo de forma virgem e que o estudante de canto já começa com vícios que deverão ser eliminados, desconstruídos, para finalmente aprender o movimento correto.

Até quando? Depende muito do movimento que deverá ser desconstruído e da sua capacidade de desconstrução e reconstrução, mas o mais importante a saber (até para ser capaz de suportar e superar essa fase) é que ELA PASSA e que quando ela termina você colherá frutos muito melhores do que antes dela começar.

A fase da Reconstrução

Nesta fase o som já começa a melhorar, porém ainda é muito difícil fazer sempre o som da forma desejada, pois o corpo está aprendendo ainda o que deve ser feito, ou seja há muita inconstância vocal, alternando sons muito bons com sons péssimos. Nesse momento, o estudo diário e repetitivo é o melhor aliado. A frustração tende a diminuir pelo vislumbre de sons melhores (mesmo que de vez em quando) mas a ansiedade para esse domínio constante também é um inimigo do estudo. Agora é o momento de repetir muitas vezes e de ter PACIÊNCIA. Imagine quantas vezes antes desse momento você já fez o movimento de forma diferente (com certeza milhares) e por um longo período. Seu corpo precisa de TEMPO e apressá-lo não vai ajudar nessa reconstrução, pelo contrário.

Comparemos toda essa situação com uma casa velha que você comprou para poder usar o terreno para construir a casa dos seus sonhos. Primeiro terá que demolir a casa antiga, limpar o terreno (ou seja, por um certo período o seu terreno ficará sem nenhum tipo de casa ou construção nele) e depois começar a construir sua casa do zero. Se a casa for construída ás pressas, enormes chances de não ficar bem construída e vir a dar problema em um futuro próximo. Não seja ansioso e espere que sua casa dos sonhos seja construída com o tempo necessário.

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

 Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

3 thoughts on “Desconstruindo para Reconstruir

  1. Querida Tati,
    Sinto que este post foi escrito para mim. Ele veio de encontro com os meus sentimentos.
    Quero construir novos trilhos para eu aperfeiçoar nesse novo caminho.
    Obrigada pelos seus ensinamentos e pelas aulas.
    Um grande beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *