Começando o ano já com um assunto bem delicado mas muito necessário de ser comentado!!

Eu já falei rapidamente sobre esse ponto no post sobre Ser responsável pela própria voz (recomendo que o leia antes do de hoje). mas hoje detalharei mais, pois é algo que muitos me perguntam.

Antes de começar com as minhas dicas de como selecionar seu professor de canto, vamos falar sobre o pó de pirlimpimpim!!

Para quem não entende a referência o pó de pirlimpimpim, é aquele usado pelo Peter Pan para poder voar por aí, e o termo é usado no canto para designar algum recurso, técnica, método, roupa, acessório e etc que funcione como um pó mágico que faz com que você cante bem rapidamente.

PÓ DE PIRLIMPIMPIM NÃO EXISTE!!!!!!!

Ou seja, todo e qualquer professor ou método que prometa um efeito de pó de pirlimpimpim é furada!!! Fuja imediatamente!!! O canto lírico é uma arte que requer prática diária por vários anos para chegar a um resultado satisfatório, bom ou excelente. Pense em qualquer arte que envolva o corpo humano, o ballet por exemplo. Acho que é mais claro para a maioria das pessoas que ninguém aprende a dançar ballet em 2 anos, certo? Porque com o canto seria diferente?? E realmente não é diferente, qualquer arte corporal requer prática diária (atenção: DIÁRIA) por vários (MUITOS mesmo) anos para chegar em um nível de qualidade e controle corporal.

Fuja dos charlatões!

E como identificá-los? O primeiro ponto já foi dito acima: se a promessa é de algo rápido e fácil, FUJA!

Suspeite de métodos ou técnicas únicas de um professor, o canto lírico é uma arte que existe há muitos séculos e por mais que a ciência vocal ainda esteja engatinhando, temos milhares de cantores por séculos fazendo carreiras com qualidade vocal provando que ninguém em pleno séc XXI está descobrindo a partir do zero como se canta. Entendendo o processo sim, aprimorando a pedagogia também, mas criando algo novo? Pouco provável!

Caso seja realmente uma nova e única descoberta de determinado professor, a coloque à prova.

Avalie seu candidat@

Vá vê-lo cantar

Para colocar o “novo método” de alguém a prova, vá assistir ao seu criador cantar. Se você gostar do resultado e desejar cantar como ele, ponto positivo para ele na sua avaliação. Essa avaliação de ir assistir um candidat@ professor de canto cantar é, inclusive, algo muito importante, pois será essa técnica, que produz esse resultado, que você estará aprendendo. Neste item é muuuuuuuuito importante o quesito fama ser ignorado (tanto fama como cantor tanto como professor de canto) vá escutar com os ouvidos puros e sinceros para realmente ter uma avaliação sobre o som que você está ouvindo, sem se influenciar sobre a opinião dos outros sobre aquele som. Preocupe-se também em distinguir a técnica (o que aquele cantor é capaz de fazer com a voz) do timbre da pessoa, pois é possível que você não goste da voz (e gosto é gosto, não se discute) mas que a técnica seja realmente incrível.

Por exemplo: você foi ouvir um candidato a seu professor em um concerto e ele espremeu ou não conseguiu cantar nenhum agudo (lembre-se que erros casuais acontecem com todo mundo, considere um erro algo que acontece na proporção 1/100 – a cada 100 certos um erro – caso a proporção se aproxime do contrário, a cada 100 errados 1 sai incrivelmente lindo e certo, isso é sorte e não técnica, e sorte não se aprende 😉 ), fica claro que seu candidat@ ainda não aprendeu a dominar a técnica de produzir agudos corretamente e portanto não tem como ensinar algo que não sabe, então considere que ele reprovou nesse quesito.

Esta avaliação auditiva de um professor, sempre que possível, é muito importante, afinal será a arte de produzir um som semelhante a este que o professor irá te ensinar, mas lembre-se que existem bons professores de canto que não cantam mais (é válido procurar gravações antigas), ou que optaram apenas pela pedagogia (mas estudaram canto, leia mais sobre a diferença entre um coach e um professor de técnica aqui), caso seja esse o caso essa avaliação não poderá ser realizada, parta direto para as outras.

Ouça alunos dele

Essa avaliação é muito boa, mas cuidados devem ser tomados para que ela realmente seja justa.

Ouvir o resultado que esse candidat@ teve com seus alunos (avalie quando o aluno já atingiu nível profissional, antes o processo de ensino pode confundir sua avaliação) é uma ótima medida, caso você goste do resultado ponto positivo para ele!! Avaliar situações de “antes e depois” também são bem úteis para entender o quanto determinado estudante progrediu com aquela técnica.

Mas lembre-se de perguntar um sobre a história de estudo do aluno, já que é muito comum um estudante ter passado pela mão de diversos professores e não apenas pela do seu candidat@.

Ir assistir ele(a) dando aula para seus alunos é algo muito bom também para avaliar.

Faça um test drive

O primeiro test drive é avaliar a sua empatia com o candidat@ em uma única aula, mesmo que ele seja o melhor professor do mundo, se você não se sentir confortável na aula não valerá a pena. O ambiente de ensino deve ser um ambiente de confiança e nunca de desconforto ou medo. Neste momento também é importante avaliar se a abordagem pedagógica que ele usa faz sentido para você, se você saiu mais confuso do que entrou nessa aula mesmo perguntando diversas vezes para o professor é provável que esse tipo de aula não funcione para você.

O segundo test drive é estudar com este professor (obviamente, aplicando seus ensinamentos!!) durante um período de pelo menos 6 meses, se nesse período você não teve nenhuma melhora (atenção: alguma melhora não é cantar perfeito, lembre-se que o pó mágico não existe, melhorar é ter algum controle a mais sobre seu corpo/instrumento) ou teve pioras converse com seu professor mas comece a procurar outr@.

Mesmo que o problema não esteja em seu professor, é possível que a pedagogia dele não funcione para você.

Aulas via skype?

A tecnologia traz cada vez novas opções de se conectar com pessoas pelo mundo, e o skype, ou outros programas e aplicativos de comunicação por video, nos possibilitam estudar com um professor de qualquer lugar do mundo. Isso é realmente maravilhoso, mas tem seus prós e contras (darei minha opinião pessoal como alguém que dá aulas por skype regularmente):

Prós:

  • Facilidade em ter aulas estando você e/ou seu professor em qualquer lugar do mundo;
  • Não ter que ficar sem aulas em caso de viagem de um dos dois;
  • Impossibilidade do toque (para alguns alunos essa falta de referência tátil do professor ajuda na autodescoberta do controle muscular);

Contra:

  • O som digital muitas vezes engana em relação ao que realmente o aluno está produzindo ao vivo (caso seu candidat@ só dê aulas via skype e não admita que a presencial é melhor em relação ao som, desconfie!!)
  • Logística muito complicada para aulas com necessidade de acompanhamento ao piano (é possível ocorrerem atrasos nos áudios);
  • Impossibilidade do toque  (para alguns a falta de uma referência tátil deixa a compreensão do movimento quase impossível);

Não esqueça da sua parte

Agora não esqueça que mesmo com a melhor orientação possível é você que tem que trilhar esse caminho, é você que tem que estudar, é você que tem que dominar (leia mais sobre prática deliberada) .

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias.

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em em contato aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *