Se, depois das dicas sobre o que fazer com o ar seco sua voz continuar alterada e no seu higrômetro a umidade não estiver tão baixa assim, o problema pode estar na qualidade do ar e não na umidade.
O mundo anda em geral cada vez mais poluído e a poluição do ar pode causar os mesmos sintomas da falta de umidade. No meu caso, particularmente, a única diferença com relação ao ar poluído é uma maior ardência na garganta e no nariz.
Para combater a poluição, o item essencial é um bom purificador de ar no ambiente em que você fica mais tempo, na sua casa e/ou onde você estuda.
Como o purificador não é um item fácil de transportar, no caso de lugares em que você não possa ter um, algumas coisinhas podem ajudar: abra a janela para trocar o ar diariamente do ambiente (ao contrário do que pensamos, o ar dentro de casa pode ser 5 vezes mais poluído do que o de um ambiente externo, portanto essa troca de ar é muito necessária).
Você pode dormir com a mesma máscara de pano que sugeri quando escrevi sobre o ar seco pois ela filtrará o ar que você respira (sugiro a de pano por ser a mais confortável e a que filtra mais, mas as de outros materiais ajudam também).
Por fim, você deve evitar andar a pé em vias muito movimentadas, prefira andar pelas vias menores com mais árvores e menos carros, o ar por ali com certeza estará melhor do que nas grandes avenidas.
Para tratar as consequências do ar poluído no seu aparelho fonador, servem as dicas para o ar seco.
Update do post em 27/05/2015, plantas para ajudar a purificar o ar, uma excelente ideia:
Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.
Olá Tati. Tema atual e necessário, como sempre. Apesar de estudante de canto popular e vocalista de banda, ainda tenho (cada vez mais raramente) o péssimo-pra-vida-imagina-pra-cantor hábito do cigarro, e no ensaio de hoje, por exemplo, precisando de agudos no tempo frio e seco, dois dias depois de fumar, pude ver o resultado que a garafinha d’água e aquecimento só amenizaram. Precisamos ver esse tipo de coisa como o equivalente musical a pegar o baixo/guitarra/outro instrumento e ficar arrastando e batendo no chão rs…bjs!
Aqui é o Felipe Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Muito obrigada, Felipe!