Muitas pessoas tem relatado dores de cabeça nesse período de isolamento social que estamos vivendo, por isso escrevo hoje sobre algumas possibilidades dessa dor e o que pode ser feito para minimizá-la.
Dor tensional
A região do pescoço é um lugar onde acumulamos muita tensão, seja por estresse (que está muito presente neste momento de isolamento), seja por posicionamentos ruins (também sabemos que em casa acabamos nos sentando em qualquer lugar, às vezes com o notebook no colo sem praticamente nenhuma ergonomia).
Normalmente a dor de cabeça tensional se manifesta como uma pressão na parte superior da cabeça, como se A gente estivesse com um capacete ou uma faixa apertados. Sua intensidade pode variar e ser de leve a aguda. Ela costuma piorar à noite e melhorar ao deitar para relaxar ou dormir.
Antes de mais nada, previna-se, evite o acúmulo do estresse, ache momentos do seu dia para poder relaxar, e procure posicionar-se melhor, principalmente ao trabalhar com notebooks ou sentar para ver algum filme ou seriado.
Estando a dor já instalada, é necessário relaxar a musculatura tensionada para que haja melhora. Auto massagens e alongamentos são muito úteis para isso, e se ao fazê-los a dor melhorar este é um grande sinal de que ela era realmente tensional.
Massageie com movimentos circulares firmes, mas ainda assim suaves, por mais ou menos um minuto em cada região: têmporas, atrás da cabeça embaixo e no tampo da cabeça mais para trás.
Já para relaxar os músculos trapézios superiores, massageie com os dedos em pinças fazendo beliscos nessa região por mais ou menos um minuto, repita do outro lado e alongue esses músculos (incline a cabeça para um lado, olhe levemente para baixo, coloque o braço oposto ao lado que se inclinou a cabeça atrás do tronco e puxe com o outro braço, permaneça na postura por um minuto e repita do outro lado, faça este exercício todos os dias):
Dor por excesso de telas
Nossa vida virou praticamente digital e passamos muitas horas na frente da tela do computador, smartphones ou tablets e isso, além de ser péssimo para a sua visão, pode dar dor de cabeça também. A dor costuma ser na região das testas, sobrancelhas e olhos, e ela costuma melhorar com o escuro. Algumas atitudes simples podem evitar esse tipo de dor:
- Procure fazer intervalos de 5 min a cada 1 hora de uso de qualquer tela;
- Procure usar as telas quando ainda tiver luz natural e evitá-las o mais possível junto com o uso das luzes artificiais de noite;
- Instale um software para alterar as cores das telas do seu computador, smartphone ou tablet. Como o gratuito f.lux;
- Estimule a sua visão periférica. Exercícios disponíveis ensinados por Tatiana Gebrael do Olhos de Águia:
Dor por secura do ar atmosférico
Quando o ar atmosférico fica seco, muito comum no inverno de São Paulo, por exemplo, as mucosas também se ressecam e identificamos o aviso de que algo não está certo com elas como dor na região da cabeça também (bem parecida com a dor de sinusite mais nas sombrancelhas e entre os olhos). Para lidar com o clima seco, releia o post sobre ar seco que escrevi anos atrás. Apesar de ele ter sido escrito especialmente para cantores, suas dicas servem para todos.
Outras dores
Se nenhuma dessas dicas te ajudar, procure um médico para avaliar a razão de tanta dor de cabeça e observe muito seu próprio corpo. Um dos sintomas mais recorrentes da Covid-19 é a dor de cabeça, então preste atenção se aparecem quaisquer outras alterações (mesmo que suaves) no seu organismo.
Sinto dor de cabeça a 5 meses prox a nuca só o lado esquerdo. Me ajude
Olá Lucilene! Vamos cuidar da sua dor de cabeça sim, agende uma consulta!