No último post falei sobre o quinta estrutura que constitui a posição no canto, o posicionamento verticalmente baixo da laringe e seu relaxamento. No post de hoje falarei de um ótimo exercício para treiná-lo. Caso você não tenha lido o último post, comece por ele então clicando aqui.
Chamo o exercício de hoje de Vooo fantasmagórico, pois seu resultado sonoro é um som bem do além mesmo, hehehe.
Vamos a ele então:
- Inspire relaxadamente;
- Abaixe bem a laringe de forma relaxada;
- Junte os lábios em um bico bem fechado;
- Solte o ar com a sílaba “Voooo” bem longa e praticamente não fonada, apenas com ar;
Para encontrar a posição correta da laringe de forma relaxada sugiro duas formas:
- Inspire profundamente como se fosse assoprar velas de aniversário (daquelas que parece que não apagam nunca). É muito comum que, ao se encontrar nessa situação, as pessoas inspirem com a laringe e o maxilar baixos, as arcadas dentárias bem separadas e os lábios juntos e que, ao assoprarem a vela, encham as bochechas de ar, conforme o menino na foto acima. Use essa simulação de sopro de vela de aniversário para encontrar a posição correta da laringe. Depois de encontrá-la, volte a inspirar de forma relaxada mantendo essa posição apenas durante a expiração do Voooo.
- Boceje e em seguida mantenha todas as estruturas do trato vocal abertas do jeito que estavam durante o bocejo. Junte, então os lábios em biquinho e aí estará a sua posição para fazer o Vooo. Ao bocejar, abaixamos a laringe, e por isso esta é uma estratégia muito útil para encontrar essa posição, mas não podemos substituir o exercício de hoje pelo simples bocejo, porque quando bocejamos estamos inspirando e quando cantamos estamos expirando. Essa diferença crucial faz com que seja necessário exercitar o abaixamento da laringe durante a expiração.
- Tanto na opção da vela de aniversário quanto na do bocejo e na do posicionamento direto da laringe (quando já se sabe como abaixá-la) sempre averigue tocando gentilmente a região se ela não está tensa. Ela NÃO deve estar dura, apenas firme, e de forma alguma doer em nenhuma fase desse exercício (e em nenhum momento ao cantar também).
Para encontrar o Vooo correto:
- Comece apenas expirando com fluxo de ar intenso e mantendo essa quantidade de ar coloque aos poucos a sílaba Voooo.
- Pense em um som fantasmagórico, rarefeito, praticamente se confundindo com o próprio ar, faça o Vooo com esse tipo de som.
- Repare que o som deve ser limpo e sem crepitações.
- Ouça o áudio para melhor compreensão:
Faça esse exercício antes de começar a estudar, para posicionar a laringe, mas não exagere. 5 vezes normalmente são mais do que suficientes.
Você pode usar esse exercício (quando estiver dominado, claro) também para relaxar a laringe quando por alguma razão ela estiver mais tensa que o normal (como costuma acontecer em casos de crise de tosse por exemplo, leia mais dicas de como sobreviver à tosse aqui).
Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente
e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias.
Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.
Sou a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Fico feliz que tenha gostado, Karina!
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Obrigada, Fernanda!