No post de hoje vou falar do que eu considero a primeira fase do estudo da Posição no canto. Antes do post de hoje recomendo a leitura do post sobre como eu divido o estudo da técnica do canto.

Lembrem-se de que, como já falei anteriormente, a Posição é uma parte da técnica em que se posicionam diversas estruturas do aparelho fonador de uma forma específica para conseguir o resultado sonoro desejado.

As principais estruturas que devem ser posicionadas são:

Ao estudar essas estruturas deve-se saber que as quatro primeiras listadas acima trabalham extremamente juntas, uma ajudando a outra a se manter na posição deseja, porém a última trabalha de forma antagônica e dificulta que as quatro primeiras se mantenham corretas. Por isso eu comparo essa relação com as nossas mãos, onde o polegar é antagônico aos outros quatro dedos.

Para facilitar o estudo vamos chamar de primeira fase da Posição o conjunto do posicionamento das pregas vocais, dos zigomáticos, do palato e da língua; e de segunda fase da Posição quando acrescentarmos aos posicionamentos da primeira fase o da laringe. Este post aborda a  primeira fase do processo.

Primeira fase da Posição

Primeiro deve-se estudar cada estrutura de forma individual aprendendo, assim, a posicioná-la corretamente. Foi exatamente por isso que escrevi anteriormente sobre cada uma dessas estruturas e seu correto posicionamento de forma individual. (Clique no nome de cada estrutura acima para ler os posts individuais).

Quando já se sabe posicionar cada uma dessas estruturas é a hora de juntar as quatro ao cantar. Quando se chega a esta fase,  ficará difícil identificar através do som qual das quatro estruturas não se manteve ou não estava correta, pois o efeito no som de cada uma delas será muito semelhante, o que indica ser cada vez melhor pensar o posicionamento delas como uma coisa única.

Pré-fonação

Este momento do estudo é também a hora de ter bem claro o conceito de pré-fonação e de quando ele deve ocorrer. A pré-fonação, como o nome já diz, é aquele momento antes do início da fonação, ou seja, o momento antes do tempo em que a nota deve começar (mais um exemplo de movimentações técnicas que ocorrem antes do tempo musical, leia mais sobre isso aqui).

Muita coisa deve ser feita na pré-fonação, principalmente a Posição, ela deve ser montada nesse momento, antes da fonação começar propriamente. No início do estudo é normal que tenhamos que demorar diversos segundos para ter certeza de que tudo foi posicionado corretamente e, portanto, o instante da pré-fonação fica muito grande. Com o treino, o tempo necessário para posicionar todas as estruturas ficará cada vez menor.

“Neurologist Barry Wyke has explained that the motor system that controls prephonatory set can be programmed to reduce the time interval between prephonatory tuning and phonation to as little as 50 miliseconds in trained singers (Wyke 1980, 46-7). Perhaps this is as close as one need get to a true simultaneous attack.” ¹

Manutenção

Montada a posição na pré-fonação, é a hora de começar a fonação com todo o controle do ar necessário (leia mais sobre isso aqui).  Hora de uma das tarefas mais difíceis, embora aparentemente fáceis do estudo do canto: Manter a Posição.

Todas as estruturas que foram posicionadas na pré-fonação devem permanecer exatamente na mesma posição durante todo o canto, sem nenhuma oscilação. Essa necessidade é o que dá a sensação de estar cantando em uma máscara (voce in maschera, cantare nella maschera), pois as estruturas devem permanecer na posição específica sem dela sair mesmo durante a articulação das palavras e as variações de tessitura (a língua para a produção de determinadas consoantes saíra de sua posição, mas deve voltar imediatamente para sua posição após a articulação dessas consoantes).

Praticando

Para praticar essa primeira fase da Posição é possível usar tanto vocalizes específicos como músicas. Em ambos os casos o importante é se permitir levar o tempo que for necessário para ter certeza que tudo foi corretamente na pré-fonação antes de começar a cantar a cada frase. No começo, portanto, ocorrerão pausas entre um vocalize e outro ou entre uma frase e outra, não se apresse antes da hora. Com o tempo comece a acelerar esse tempo sem perder a certeza de que tudo está correto até atingir uma velocidade tão rápida que se torna praticamente imperceptível.  Não se esqueça dos movimentos de respiração mas saiba que só será possível executá-los corretamente quando a fase de pré-fonação estiver muito rápida.

De forma resumida (não deixe de ler os posts individuais sobre o posicionamento de cada estrutura):

O uso do espelho ajuda nesse exercício, pois facilita a observação do posicionamento dos zigomáticos e da língua.

Quando essa primeira fase da Posição estiver dominada será o momento de ir pra segunda fase e colocar o antagonista.

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

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¹ “O neurologista Barry Wyke explicou que o sistema motor que controla a fase pré-fonação pode ser programado para reduzir o intervalo de tempo entre a sintonização pré-fonação e fonação a tão pouco quanto 50 milissegundos em cantores treinados (Wyke 1980, 46-7). Talvez este seja o mais perto que se pode chegar a um verdadeiro ataque simultâneo.” (Tradução livre) – STARK, James. Bel Canto – A History of Vocal Pedagogy – Toronto: University of Toronto Press Incorporated, 1999. (eBook*)

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