O post de hoje é continuação do último post, portanto leia-o antes do de hoje.

Rearticulação de costelas no contra-tempo

Os movimentos de abertura e rearticulação das costelas devem ser perfeitamente coordenados com o início da fonação e com a mudança para a nota que requer mais ar, respectivamente. Esta coordenação perfeita consiste em que a fonação ou troca da nota ocorra no exato momento em que as costelas chegam na abertura desejada e não durante sua abertura, nem depois de já terem aberto.

Olhe no gráfico ao lado para melhor compreensão:

  • O ponto 0 é onde as costelas estão fechadas (o quanto for necessário para o movimento, leia sobre gradação de costelas aqui);
  • O ponto 1 é quando elas estão se abrindo;
  • O ponto 2 é quanto as costelas chegam na abertura desejada.

A troca ou ataque da nota deve ocorrer no ponto 2 mas seu movimento começa no ponto 0. Isso significa que o movimento deve começar antes da nota para a qual está sendo feito, e a tendência mais uma vez é começar o movimento no ritmo da música, virando dancinha. Como o movimento começa antes, ele será praticamente no contra-tempo anterior à nota desejada. Segue um bom exercício para ajudar nesse treino:

Palmas no contra

Nesse exercício você deve bater palmas coordenadas com o momento em que o movimento deve começar. Ao bater palmas, temos o momento de bater as mãos e depois o de separá-las. O momento em que o movimento de rearticulação das costelas deve começar será junto com o bater das mãos e a ação de separá-las deverá acontecer quando as costelas chegam na sua abertura desejada. No gráfico acima o momento de bater as mãos será no ponto 0 (o chamarei de B, como abreviação do verbo bater) e o de separá-las será o ponto 2, sendo o ponto 1 o movimento entre essas duas posições.

Isso fará com que o som do clap esteja praticamente no contra-tempo anterior da nota para que se está fazendo o movimento, e isso ajudará profundamente na compreensão física do momento correto de inciar o movimento, afinal não é dançinha.

Observe na partitura abaixo onde deve ocorrer o B (momento de bater as palmas) em relação as frases cantadas:

Variação: Também é possível fazer esse mesmo exercício sentado em um banco e bater no banco, dessa maneira se estimula que o períneo desça nesse momento em direção ao banco.

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias. 

 Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *