Atendendo a inúmeros pedidos, o post de hoje será uma resenha sobre o VocalFeel. ¹ Se você não sabe nem do que eu estou falando, fique tranquilo vou explicar tim-tim por tim-tim.

No ano passado, quando o Dr. Reinaldo Yazaki veio de um congresso na Itália, ele me contou sobre esse aparelhinho chamado VocalFeel. Mesmo sem entender pra que ele realmente servia, já fiquei interessada, afinal sou da opinião de que devemos sempre ir atrás de tecnologias novas que facilitem nossa vida. Já no final do ano passado, fui a um simpósio aqui em São Paulo com a presença do Dr. Franco Fussi (nos mesmos posts onde indiquei o Dr. Reinaldo o indiquei também. Para quem está morando na Europa, é ele quem me atende quando estou por lá) onde ele mesmo apresentou o VocalFeel e inclusive demonstrou seu uso com alguns participantes. Nesse mesmo dia, de noite, eu já estava na internet decidindo como eu faria para comprá-lo. Naquele momento ainda não era possível a entrega no Brasil, mas entrei em contato com eles e agora essa opção já existe no site. Eu acabei enviando o frete para um amigo na Itália, que o trouxe pra mim, porque achei a custo de trazer diretamente para cá absurdamente alto. O produto já não é barato (79 euros) e com o frete ficava o dobro do valor.

Ele chegou finalmente na semana passada e passei a semana inteira testando (por isso essa é uma resenha a curto prazo, se for necessário escreverei outra depois do longo período de uso).

O que ele é?

Abrindo sua fofa malinha esses serão os itens encontrados: uma máscara, um filtro, um pacotinho de gazes, uma garrafinha, um tubo e o manual de instruções.

O aparelho pode ser usado de duas maneiras, ambas com a finalidade de exercícios de semi-oclusão¹: uma usando apenas a máscara com o filtro, para exercícios com impedância estática e outra com o tubo acoplado à máscara e à garrafinha, para exercícios com impedância flutuante.

É necessário colocar uma gaze úmida dentro do filtro antes de usar o aparelho para garantir a umidificação do trato vocal durante sua utilização.

Para que ele serve?

Aquecimento

Este realmente foi o uso mais impressionante deste novo brinquedinho. Na minha opinião, aquecer a voz usando-o é muito muito rápido.

Quando eu falo de aquecimento não estou falando apenas da preparação necessária para começar a cantar. Vou me explicar melhor: com a experiência e os anos de treino e auto conhecimento vocal, sentimos quando nossa voz já está quente e apta para começar a cantar (de 10 a 30 minutos) porém existe uma outra sensação que acaba acontecendo depois de um bom tempo cantando, em que sentimos que a voz ficou mais brilhante e começamos a perceber realmente toda a sua ressonância presente. Essa sensação diferente não necessariamente muda o seu som, o aquecimento inicial aliado a uma técnica competente já são suficientes para a atingir a máxima qualidade sonora, mas ao chegar nesse momento em que a sensação fica exacerbada é normal termos a impressão de que está mais fácil cantar. Pois é nesse estado que o aquecimento com o VocalFeel te deixa com apenas alguns minutos de uso. Durante essa semana, usando o produto, com apenas com dois vocalizes simples (menos de 5 minutos) eu já estava com essa sensação e sentia minha voz respondendo aos meus comandos técnicos com muita presteza.

PONTO MEGA POSITIVO – essa razão já é suficiente para recomendar a compra do aparelho pois gastar menos tempo na preparação no mundo corrido em que estamos é realmente incrível.  Achei o rendimento muito acima de outros exercícios semi-oclusivos de impedância estática².

PONTO NEGATIVO – inspirar pelo filtro da máscara é desagradável, além de ser necessária grande atividade muscular para que essa sugada do ar com obstáculo ocorra, impedindo assim o uso da inspiração passiva. Outro ponto é a hidratação prometida pela inspiração através da gaze umedecida, ela realmente mantém uma hidratação e evita algumas perdas mas, na minha opinião, não substitui de maneira nenhuma o uso do inalador para dar aquela incrementada na hidratação de todo o trato vocal.

Estudo

Este é o ponto menos útil desse aparelho e confesso que considero até perigoso para quem não tenha domínio total da sua voz e faça uso dele sem uma orientação adequada. VOCALFEEL NÃO TE ENSINA A CANTAR!!!!! Aliás, esta não é nem uma de suas propostas mas ouvi muitos comentários nesse sentido nas redes sociais.

Me dei ao trabalho de testá-lo com posição alta e baixa, e ele realmente não ajuda a posicionar a voz, ao contrário, pode inclusive enganar um aluno despreparado com falsas sensações de maior ressonância em posições bem erradas.

PONTO NEGATIVO – Não ajuda no ensino do canto.

Desaquecimento

Como indiquei no post sobre o uso de canudos, desaquecer a voz, ou mesmo, cuidar de uma voz cansada, com exercícios de borbulhas na água (impedância flutuante) é algo maravilhoso e com o VocalFeel fica bem fácil de fazer isso.³

PONTO POSITIVO – Pela praticidade!

PONTO NEUTRO – Não senti diferença na qualidade e benefícios do exercício usando o VocalFeel ou outro canudo no copo de água.

Higiene

Esse pra mim foi um ponto bem delicado, pra começar eu sou bem chegada em higienizar e esterilizar qualquer aparelho que entre em contato com a minha voz e como VocalFeel isso não é realmente possível. Aquela parte inflável que fica em contato com o rosto (que é realmente eficaz em vedar) não aguenta água quente, portanto esterilizar nem pensar. No manual a indicação é para que seja de uso unicamente individual (com o que, depois de me dar conta que esterilizar não é uma opção, eu concordo plenamente), para que a gaze seja jogada fora depois de cada uso e para que se limpe apenas com água e pouquíssimo sabão neutro a cada 15 dias.

PONTO NEGATIVO – Com dois dias de uso eu já me incomodava com o cheirinho de baba que estava nele e já lavei, não poder emprestar para outra pessoa também não achei legal, seu uso didático fica bem comprometido.

Bônus

Esse bônus foi realmente legal, ao usar o aparelho o som fica bem diminuído permitindo que você aqueça a voz sem incomodar as pessoas ao seu redor, fiz o teste aquecendo em uma sala e do lado de fora ninguém me ouvia!!!! Muito feliz com isso!!! Ele substitui totalmente por exemplo outro brinquedinho que existe no mercado com essa finalidade de “surdina para cantores” que é o BeltBox.

PONTO BEM POSITIVO – tantas vezes que não pude me aquecer direito por falta de condições por causa do barulho, agora são passado…. hehehe

Balanço final: Recomendo super a compra e o uso do VocalFeel por cantores que já tenham pleno domínio da sua voz e não recomendo seu uso por estudantes, salvo em situações cuidadosamente acompanhadas por um professor bem competente.

Nunca imite um movimento de outro cantor, cada instrumento é diferente

e pode ter diversas alterações devido a conformações musculares próprias.

Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em em contato aqui.

¹ Minha mão está na foto para dar a escala do tamanho da malinha, mas apesar de grande ela é super leve.
² Ainda não falei aqui no blog sobre esse tipo de exercício (falarei! Prometo!) mas por enquanto vou deixar a definição que vem no próprio manual do aparelho: “Exercícios com o trato vocal semi-ocluso consistem na exercitação vocal aplicando um aumento da impedância ao trato vocal, que se obtém através de uma semi-oclusão dele mesmo. Numerosas pesquisas científicas demonstraram os efeitos benéficos que se obtém exercitando a voz com a aplicação de uma semi-oclusão do trato vocal.”
³ Ele não para de pé sozinho nessa configuração e na tampa da garrafinha de água existem dois furinhos para a saída do ar, junte essas duas informações e imaginem quantas vezes eu derrubei água para lá e pra cá hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *