Como expliquei no post sobre os ressoadores, movimentações feitas nos músculos da face interferem na posição da laringe e por consequência na das pregas vocais. Falarei hoje, então, do uso dos músculos faciais zigomáticos. Sua elevação ajuda enormemente no movimento de aproximar as pregas vocais, de que tratei nos posts sobre o ataque da pregas vocais (parte 1 e parte 2).

“The facial vibration is indeed the result, not the cause of laryngeal vibration, still not an illusion. Any articulation at all or blockage of the head cavities greatly affect the quality of laryngeal vibration (vocal cords).”¹

Compreensão Mental

face1Observe a figura e repare que o zigomático maior sai do canto do músculo orbicular da boca e vai em direção as orelhas, passando pela lateral dos olhos. Já o zigomático menor está paralelo ao maior, na parte interna do rosto. Quando usamos o zigomático maior o menor automaticamente é também ativado, porém o contrário não acontece, já que o zigomático menor pode trabalhar em parceria com o músculo levantador do lábio superior. Como para o canto, os dois devem estar ativados, elevados e distendidos, o melhor é pensar apenas em mover o zigomático maior, para ter certeza que ele está em uso, por isso de agora em diante falarei apenas dele.

A correta elevação e distensão desse músculo é essencial para uma boa fonação alterando positivamente a posição da laringe e elevando o palato. Para sua boa distensão é necessário que o músculo orbicular esteja tonificado para ser capaz de “segurar” a parte debaixo do zigomático enquanto o elevamos, se este músculo em torno da boca estiver relaxado ao elevar o zigomático ele virá junto e a distensão não ocorrerá.

Compreensão Emocional

Para ativar esse músculo é comum o uso de muitas imagens na pedagogia do canto, tais como: faça um sorriso amarelo, cara do coringa, cara de “senti um cheiro ruim no ar”, sorria com as orelhas, etc. Todas essas imagens, e tantas outras possíveis, realmente ajudam na ativação da musculatura correta, mas o mais importante é sempre achar a imagem que funciona para você. É muito comum a imagem sugerida por um professor ser exatamente a que funciona para ele mas não funcionar para o aluno, afinal, cada um sorri ou sente cheiro de um jeito pessoal e isso muda como o músculo será ativado. Portanto, procure a sua imagem que ajude na ativação desse músculo.

Compreensão Física

2015-08-15 18.56.22Comecemos encontrando no seu rosto qual músculo é o zigomático maior.  A imagem acima ajuda muito nessa busca, já que a pintura sobre o rosto em uma mulher viva e real facilita o paralelo com o seu próprio rosto. Observe a foto, identifique os zigomáticos, perceba que o zigomático maior vai na direção do espaço entre as orelhas e os olhos e procure no seu próprio rosto essa mesma região.

Depois de encontrá-lo é o momento de entender seu uso correto para o canto. Como falei acima, os zigomáticos devem ficar ativados, elevados e distendidos. Para isso, é necessário ativar primeiramente o músculo em torno dos lábios: faça força de um lábio contra o outro (como se alguém quisesse colocar algo na sua boca e você não quisesse deixar), toque com as pontas dos dedos todo o contorno dos lábios e observe como a musculatura está tonificada (não relaxada, mais firme) ao fazer isso. Em seguida, solte a pressão entre dos lábios mantendo apenas esse tônus no músculo orbicular (como se você quisesse colar a parte interna desse músculo nos seus dentes).

Edda Moser
Observe os zigomáticos de Edda Moser

Mantendo o orbicular com esse tônus sorria sem movimentar o nariz, ou seja, sorria em direção as orelhas (como se você quisesse dar um sorriso bem amplo mas sem mostrar os dentes). Essa é a forma correta de usar os zigomáticos e para encontrá-la ajustada ao seu corpo e musculatura não deixe de procurar um professor para orientá-lo.

Como todos os outros músculos que usamos para o canto, os zigomáticos devem ser fortalecidos caso não tenham força suficiente para permanecerem elevados durante todo o processo do canto.

Esse músculo é naturalmente fino e com o seu treino ele irá encorpar, o que será possível de notar no aparecimento de uma maçã do rosto mais proeminente. Se observarmos com cuidado a maioria dos cantores líricos possui maçãs do rosto proeminentes devido ao uso e fortalecimento dos zigomáticos, e em alguns inclusive é possível perceber na lateral dos olhos uma “carninha a mais”, que é a parte superior do zigomático maior.

 Para ter aulas de canto com Tati Helene entre em contato aqui. 

¹ “A vibração facial é de fato o resultado, não a causa da vibração da laringe, ainda assim não é uma ilusão. Qualquer articulação ou bloqueio das cavidades da cabeça afeta muito a qualidade de vibração da laringe (cordas vocais).” (Tradução livre) – JACOCKS, Kendrick . Anatomy of Bel Canto: Stroke of the Mask, Chest Support, and Proof for the Ancient Method. Paperback, 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *